BOLO - CAJUZINHO
Ingredientes1º) 3 ovos, 2º) 1 xícara (chá) de leite, 3º) 1 xícara (chá) de amendoim torrado sem pele, 4º) 2 xícaras (chá) de açúcar, 5º) 1/2 xícaras (chá) de óleo, 6º) 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 7º) 1 colher (sopa) de fermento em pó químico, 8º) óleo e farinha de trigo para untar, 9º) 1 lata de cajuzinho pronto para cobrir. Calda: 1º) 1 xícara (chá) de água, 2º) 2 colheres (sopa) de açúcar, 3º) 1 canela em pau, 4º) 2 cravos -da -índia.
MODO DE PREPARO
No liquidificador, bata os ovos, o leite, o amendoim, o açúcar, o óleo e a farinha até ficar homogêneo. Adicione o fermento e misture com uma colher. Despeje em uma fôrma de 35 cm x 25 cm untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo. Para a calda, em uma panela, leve ao fogo médio a água, o açúcar, a canela e os cravos. Deixe ferver por 5 minutos, coe e deixe esfriar. Regue o bolo com a calda fria e cubra com o cajuzinho. Sirva em seguida.
LAGARTO DE BOI AROMATIZADO
Ingredientes
1º) 1 kg de lagarto de boi sem gordura, 2º) 8 dentes de alho picados, 3º) 5 colheres (sopa) de vinagre, 4º) sal a gosto, 5º) 1/4 de xícara (chá) de azeite, 6º) 1 envelope de caldo de carne, 7º) 1 litro de água fervente, 8º) 1 colher (sopa) de farinha de trigo, 9º) 2 colheres (sopa) de margarina, 10º) 1/2 xícara (chá) de salsa picada, 11º) 1/2 xícara (chá) de manjericão picado.
MODO DE PREPARO
Tempere o lagarto com dois dentes de alho picados, o vinagre e o sal. Na panela de pressão, aqueça o azeite e doure a tarde. Acrescente o caldo de carne dissolvido na água fervente. Tampe a panela e, após iniciar a pressão, cozinhe em fogo baixo por 50 minutos. Deixe a pressão sair, retire a carne e junte a farinha de trigo ao caldo da panela, mexendo bem para não empelotar. Cozinhe até formar um molho encorpado. Numa panela pequena, derreta a margarina, doure o restante do alho, misture as ervas e desligue o fogo. Coloque o lagarto em uma travessa e, sobre ele, espalhe o alho com as ervas. Sirva com o molho da panela à parte. Dicas: Nunca compre carne em açougue que tenha luz vermelha, pois com essa luz você não perceberá se a carne é fresca. É só fazer um arroz bem soltinho e servir!
Culinária da Chef Francisca Pereira da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário