Sexta, 13 Abril 2018
A maior chuva dos Ceará nos últimos três anos ocorreu em Icapuí, na na noite desta quinta-feira (12) até a manhã de hoje, sexta-feira (13). Choveu no município 255 milímetros, o que, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foi o maior volume registrado no munício desde que a instituição começou a monitorar as precipitações no estado, em 1988.
“Em 13 dias o volume de chuvas em Icapuí chegou a 468 milímetros, quando a média histórica é de 243mm para o mês inteiro”, relata Daniel Oliveira, coordenador da Defesa Civil. Segundo ele, houve muito alagamento, erosão e deslizamento de terra.
Os maiores problemas na área de praia ocorreram em Quitérias e Berimbau, normalmente áreas de alagamento. “Na comunidade de Salgadinho, por exemplo, com a seca, as famílias começaram a construir nessas áreas, que agora estão alagadas. Todas foram retiradas dos locais e agora passam a receber aluguel social, de R$ 250”, explica. Em Berimbau, houve alagamento na faixa de acesso.
Como a previsão é de mais chuvas nos próximos três dias, a prefeitura vai deixar equipes de plantão para atender as ocorrências. Fazem parte da equipe, técnicos da Defesa Civil, secretaria de Saúde, Obras e Serviço Social.
Explicação do fenômeno
As chuvas ocorridas em Icapuí são explicadas pela atuação da zona de convergência intertropical (ZCIT). O meteorologista da Funceme David Ferran explica que este fenômeno favoreceu a formação de nuvens cúmulos-nimbo, o que provocou chuvas intensas. A ZCIT é sistema meteorológico mais importante na determinação da quantidade de chuvas no Nordeste.
Alexandrepfilho Via Ceara Agora
Com informação do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário