https://alexandrepfiho.blogspot.com/2023/10/blog-

https://alexandrepfiho.blogspot.com/2023/10/blog-
LEIA A BÍBLIA

HORA EM JERUSALÉM

Powered by DaysPedia.com
Horário Atual em Jerusalém
063654pm
seg, 20 de Abril

REVOLVERMAPS

Total de visualizações de página

VERSÍCULOS DA BÍBLIA SAGRADA

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, 1 Timóteo 2:5 Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. Provérbios 3:13-15

FALANDO NOVAMENTE AO POVO, JESUS DISSE: ''EU SOU A LUZ DO MUNDO. QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM

FALANDO NOVAMENTE AO POVO, JESUS DISSE: ''EU SOU A LUZ DO MUNDO. QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM TREVAS, MAS TERÁ A LUZ DA VIDA. JOÃO 8:12

BLOG ALEXANDREPFILH JESUS A NOSSA PAZ NOTÍCIAS MAIS LIDA DO DIA

Resultado de imagem para windjetes com versículos da bíblia

Postagem em destaque

BLOG ALEXANDREPFILHO DESEJA A TODOS DO BRASIL E DO MUNDO UM FELIZ ANO NOVO!

  MEU BOA TARDE! VENHO ME DESPEDIR DE 2024 É HORA DE EU IR EMBORA DE 2024 BOM PESSOAL  FOI MUITO BOM  ESSE ANO QUE SE DESPEDE É COM MUITA HO...

Resultado de imagem para foto da bandeira do brasil

Resultado de imagem para foto da bandeira de israel
''MAS BENDITO É O HOMEM CUJA CONFIANÇA NELE ESTÁ. ELE SERÁ COMO UMA ÁRVORE PLANTADA JUNTO ÀS ÁGUAS E QUE ESTENDE AS SUAS RAÍZES PARA O RIBEIRO. ELA NÃO TEMERÁ QUANDO CHEGAR O CALOR, PORQUE AS SUAS FOLHAS ESTÃO SEMPRE VERDES; NÃO FICARÁ ANSIOSA NO ANO DA SECA NEM DEIXARÁ DAR FRUTO.'' JEREMIAS 17:7,8

SÓ O SENHOR JESUS SALVA

CURA, LIBERTA E TRANSFORMA VIDAS

JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

NÚMERO DE JOVENS ELEITORES DESPENCA 40% NAS ELEIÇÕES DE 2018


Pouco mais de 1,4 milhão de jovens com 16 e 17 anos têm a chance de votar pela primeira vez neste ano. Em 2016, o número ultrapassou os 2,3 milhões

Voto dos jovens entre 16 e 17 anos é facultativo

Voto dos jovens entre 16 e 17 anos é facultativo

Roberto Jayme/Ascom/TSE
O estudante Matheus Liberali, que terá 16 anos nas eleições de outubro, preferiu não tirar o título para o pleito deste ano. “Eu acho que é muito importante votar, mas não tem nenhum candidato em que eu acredite ou que vá valer a pena”, lamenta ele, que diz não estar ansioso para ajudar a escolher o futuro presidente do país.
A situação de Liberali é a mesma de boa parte dos jovens com idade para irem às urnas pela primeira vez em outubro. De acordo com o balanço do eleitorado, 1.400.616 de eleitores de 16 e 17 anos estarão aptos a escolher seus representantes neste ano, número que é 39,3% menos do que os com a mesma idade cadastrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2016.
O especialista em direito eleitoral Daniel Falcão atribui a queda no número de eleitores jovens ao “descrédito da política” nacional, que vive em meio a inúmeros escândalos. “Essa queda é um sinal de que os jovens estão acreditando menos na possibilidade de caminhos políticos para mudar a situação do país”, afirma.
A também estudante Katarina Oliveira, de 16 anos, conta que queria ir às urnas pela primeira vez neste ano, mas perdeu o prazo para comparecer a um cartório eleitoral e tirar o título. "Queria votar porque agora que eu acho que tenho capacidade suficiente para estudar, conhecer melhor os candidatos e escolher algum que possa realmente sair um pouco da linha e mudar alguma coisa", diz.
A diferença entre a quantidade de eleitores com 16 anos será ainda maior do que a do total de jovens que decidiram não participar do pleito deste ano. Em 2016, eram 833.333 jovens com a idade aptos a participar do pleito. Neste ano, o número caiu pela metade e apenas 403.682 tiraram o título.
Entre os de 17 anos, a redução foi menor, de 32,5%. Enquanto 1.477.787 tiraram o título para votar nos cargos de prefeito e vereador naquele ano, agora o número caiu para 996.934 aptos a escolher deputados estadual e federal, senadores, governador e presidente.
Falcão destaca que o número de jovens alistados para votar “nunca foi grande” e analisa que, em 2016, o número maior de inscritos pode estar ligado ao processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. “Isso pode ter feito com que mais jovens tiveram o desejo de participar da política em 2016. Em 2018, tem muito menos clima e isso pode ter influenciado”, afirma o especialista.
Na última eleição majoritária, em 2014, o Brasil contava com 1.638.751 eleitores com idade entre 16 e 17 anos, valor 14% menor do que o atual.
Cabe ainda lembrar que o voto é facultativo para os jovens com idade entre 16 e 17 anos e para idosos com 70 anos ou mais. “Os eleitores de 16 e 17 anos não precisam se alistar. Mesmo alistado, eles não precisam ir votar”, explica Falcão.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário