CURIOSIDADES SBRE OS PROFETAS MENORES
No livro apócrifo de Eclesiástico (49.10, Vulgata; 49.12, Nova Vulgata), menciona-se uma obra intitulada Doze Profetas. Uma vez que o livro de Eclesiástico foi escrito por volta de 190 a.C., podemos deduzir que por essa época os escritos dos Profetas Menores já estavam reunidos num único rolo.
A classificação Maiores e Menores não teve origem na importância dos profetas, como às vezes se pensa. O motivo é o tamanho mesmo. O conjunto dos escritos dos quatro Profetas Maiores é bem mais volumoso que a obra reunida dos doze Profetas Menores.
Individualmente, os livros também são menores (Lamentações é considerado parte da obra de Jeremias). Nas Bíblias modernas, Oseias e Zacarias, dos Profetas Menores, estão divididos em 14 capítulos, enquanto Daniel, que faz parte dos Profetas Maiores, tem apenas 12. Mas ambos os livros são menores que Daniel em volume.
Entre os Profetas Menores, encontramos as biografias mais pobres. Em alguns casos, as únicas informações que temos desses profetas são as que constam nos respectivos livros, e não são muitas. De Habacuque, por exemplo, quase nada se pode deduzir além do nome.
Por falar em biografia pobre, nada se sabe a respeito de Malaquias e ainda, uma vez que esse nome significa “anjo” ou “mensageiro”, pode não se tratar de uma pessoa real — a obra seria de um autor anônimo.
Oseias e Jonas são os dois únicos livros proféticos escritos por alguém nascido em Israel.
A embriaguez é o único pecado mencionado especificamente no livro de Joel (1.5)
O profeta Amós nasceu em Judá, mas foi enviado por Deus para profetizar contra o Reino do Norte, Israel.
Obadias é o menor livro do Antigo Testamento e um dos poucos que não são citados no Novo Testamento
Uma das profecias de Miqueias salvou a vida do profeta Jeremias (compare Mq 3.12 com Jr 26.16-19).
Há dúvidas sobre a localização da cidade natal de Naum, Elcós. Jerônimo, teólogo do século III-IV d.C., declarou ter conhecido uma cidade da Galileia com esse nome. Os nestorianos acreditavam ter encontrado o túmulo do profeta perto do Tigre, ao norte de Mosul, no Iraque.
O profeta Sofonias era trineto do rei Ezequias e parente do rei Josias. O nome de seu pai era Cusi, que significa “etíope” ou “egípcio” (“negro”, segundo Champlin). Portanto, talvez fosse também de ascendência africana.
O profeta Ageu datou com precisão todas as suas mensagens (Ag 1.1; 2.1; 2.10,20).
O livro de Zacarias é considerado o mais messiânico do Antigo Testamento. (As profecias messiânicas de Isaías são em maior número, porém em menor proporção.)
Atualização: Os 12 livros dos Profetas Menores estavam dispostos em ordem cronológica, como se acreditava: Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas e Miquéias eram do período do Império Assírio; Naum, Habacuque e Sofonias surgiram na época em que esse império estava em declínio; Ageu, Zacarias e Malaquias foram escritos na era pós-exílica (conforme a Bíblia de estudo NVI, mas alguns estudiosos acreditam que Obadias seja do início do período babilônico). É interessante que você estude os Profetas menores no contexto dos impérios mundiais. Para facilitar, reproduzo o esquema abaixo, do livro Justiça e esperança para hoje: a mensagem dos Profetas Menores (ABU), de Dionísio Pape, citado na lição anterior (note o posicionamento de Obadias):
Sugiro que você não se apoie apenas na lição como fonte sobre o contexto, estrutura e mensagem do livro (até porque as informações têm de ser concisas). Consulte bons comentários e dicionários bíblicos. Nas Bíblias de estudo, você também encontra essas informações no início de cada livro. Compare as diferenças de opinião e as possibilidades (data, esboço do livro etc.). Você pode até apresentar um esquema próprio, mas deixe claro que está apresentando as suas conclusões.
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