https://alexandrepfiho.blogspot.com/2023/10/blog-

https://alexandrepfiho.blogspot.com/2023/10/blog-
LEIA A BÍBLIA

HORA EM JERUSALÉM

Powered by DaysPedia.com
Horário Atual em Jerusalém
063654pm
seg, 20 de Abril

REVOLVERMAPS

Total de visualizações de página

VERSÍCULOS DA BÍBLIA SAGRADA

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, 1 Timóteo 2:5 Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. Provérbios 3:13-15

FALANDO NOVAMENTE AO POVO, JESUS DISSE: ''EU SOU A LUZ DO MUNDO. QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM

FALANDO NOVAMENTE AO POVO, JESUS DISSE: ''EU SOU A LUZ DO MUNDO. QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM TREVAS, MAS TERÁ A LUZ DA VIDA. JOÃO 8:12

BLOG ALEXANDREPFILH JESUS A NOSSA PAZ NOTÍCIAS MAIS LIDA DO DIA

Resultado de imagem para windjetes com versículos da bíblia

Postagem em destaque

UMA PALAVRA DE FÉ ESTUDANDO A BÍBLIA SAGRADA

  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nascer...

Resultado de imagem para foto da bandeira do brasil

Resultado de imagem para foto da bandeira de israel
''MAS BENDITO É O HOMEM CUJA CONFIANÇA NELE ESTÁ. ELE SERÁ COMO UMA ÁRVORE PLANTADA JUNTO ÀS ÁGUAS E QUE ESTENDE AS SUAS RAÍZES PARA O RIBEIRO. ELA NÃO TEMERÁ QUANDO CHEGAR O CALOR, PORQUE AS SUAS FOLHAS ESTÃO SEMPRE VERDES; NÃO FICARÁ ANSIOSA NO ANO DA SECA NEM DEIXARÁ DAR FRUTO.'' JEREMIAS 17:7,8

SÓ O SENHOR JESUS SALVA

CURA, LIBERTA E TRANSFORMA VIDAS

JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

domingo, 28 de abril de 2019

CURIOSIDADES BÍBLICAS

CURIOSIDADES  SOBRE   O  PÃO  NO TEMPO  DOS  PROFETAS DE DEUS

ESTUDO BÍBLICO SOBRE PÃO 


PÃO, Alimento assado, às vezes fermentado, que tem como ingrediente básico farinha de trigo ou de milho. A palavra hebraicaléhhem e a grega ártos são traduzidas “pão”. (1Sa 10:4; Mt 14:17) Os pães não raro eram redondos. (Jz 7:13; 1Sa 10:3; Je 37:21) De fato, a palavra hebraica kikkár (pão redondo) literalmente significa “algo redondo”. (1Sa 2:36) Naturalmente, os pães eram feitos também em outros formatos. Um papiro egípcio menciona mais de 30 formatos de pão. O pão era o alimento básico dos judeus e de outros povos da antiguidade, a arte da panificação sendo de conhecimento geral entre os israelitas, os egípcios, os gregos, os romanos e outros. Mesmo nos tempos modernos, em algumas partes do Oriente Médio, o pão é de importância capital, e outros tipos de alimentos são de importância secundária. Às vezes, a Bíblia parece usar o termo “pão” para referir-se a alimento em geral, como em Gênesis 3:19, e na oração-modelo, que inclui o pedido: “Dá-nos hoje o nosso pão para este dia.” — Mt 6:11; compare isso com Ec 10:19 n.

Antigas amostras de terras bíblicas incluem bolos ou pães redondos, ovais, triangulares e cuneiformes, relativamente finos, e pães grossos e compridos. Contudo, parece que os pães grossos, como os do mundo ocidental, não eram comuns no antigo Oriente Médio. Ainda hoje, o pão oriental é assado fino, geralmente tendo 1 a 2,5 cm de espessura e cerca de 18 cm de diâmetro.

Ao fabricarem pão, os hebreus, em geral, usavam farinha de trigo ou de cevada. (2Rs 4:42; Jo 6:9; compare Êx 34:22 com Le 23:17.) O trigo era mais caro, de modo que as pessoas não raro tinham de contentar-se com pão de cevada. Faz-se referência ao pão de cevada em Juízes 7:13, 2 Reis 4:42 e João 6:9, 13. Algumas farinhas eram um tanto granulosas, sendo preparadas mediante o uso do gral e do pilão. No entanto, usava-se também “flor de farinha”. (Gên 18:6; Le 2:1; 1Rs 4:22) O maná que Deus forneceu aos israelitas durante sua jornada no ermo era moído em moinhos manuais ou pilado num gral. — Núm 11:8.

Costumava-se moer o cereal e assar pão fresco diariamente, e, não raro, o pão não continha fermento (hebr.: matstsáh). A farinha era simplesmente misturada com água, e não se adicionava fermento antes de se trabalhar a massa. Para a fabricação do pão fermentado, o método usual era tomar um pouco da massa, reservada dum anterior cozimento, e empregá-la como agente fermentativo, desmanchando-a na água, antes de acrescentar a farinha. Tal mistura era amassada e se deixava descansar até levedar. — Gál 5:9.

Certas ofertas feitas a Deus pelos israelitas consistiam de coisas assadas. (Le 2:4-13) Não se permitia usar fermento em ofertas feitas por fogo a Yehowah, embora determinadas ofertas não fossem queimadas no altar e pudessem conter fermento. (Le 7:13; 23:17) Não era permitido usar pão fermentado na Páscoa e na Festividade dos Pães Não Fermentados associada com ela. — Êx 12:8, 15, 18.

A importância do pão na dieta diária nos tempos bíblicos é indicada em repetidas referências a ele nas Escrituras. Por exemplo, Melquisedeque “trouxe para fora pão e vinho” antes de abençoar a Abraão. (Gên 14:18) Ao mandar Agar e Ismael embora, Abraão “tomou pão e um odre de água, e deu-o a Agar”. (Gên 21:14) Quando estava preso, Jeremias recebia uma ração diária de “um pão redondo”. (Je 37:21) Em duas ocasiões, Jesus Cristo milagrosamente multiplicou pães para alimentar grandes multidões. (Mt 14:14-21; 15:32-37) Jesus ensinou seus seguidores a orar pedindo “pão para o dia, segundo as exigências do dia”. (Lu 11:3) E o salmista apropriadamente identificou a Deus como aquele que dá “pão que revigora o próprio coração do homem mortal”. — Sal 104:15.

Uso Figurado: O termo “pão”, conforme usado na Bíblia, tem diversas aplicações figuradas. Por exemplo, Josué e Calebe disseram aos israelitas reunidos que os habitantes de Canaã “são para nós pão”, pelo visto significando que eles podiam ser facilmente conquistados e que essa experiência sustentaria e fortaleceria Israel. (Núm 14:9) Grande pesar, que pode estar associado com o desfavor divino, parece refletir-se no Salmo 80:5, onde se diz de Yehowah, o Pastor de Israel: “Tu os fizeste comer o pão de lágrimas.” Fala-se também de Yehowah que daria a seu povo “pão em forma de aflição e água em forma de opressão”, evidentemente referindo-se a condições que o povo enfrentaria quando estivesse sitiado e que lhe seriam tão comuns como pão e água. — Is 30:20.

Ao falar sobre aqueles que são tão iníquos que “não dormem a menos que façam alguma maldade”, o livro de Provérbios diz: “Alimentaram-se do pão da iniqüidade.” (Pr 4:14-17) Sim, eles parecem sustentar-se de ações iníquas. Sobre alguém que talvez obtenha as provisões materiais para a vida por meio de engano ou fraude, Provérbios 20:17 diz: “O pão ganho mediante falsidade é agradável ao homem, mas depois a sua boca se encherá de cascalho.” Mas, sobre a boa e laboriosa esposa, diz-se: “Não come o pão da preguiça.” — Pr 31:27.

A Bíblia também usa “pão” figuradamente em sentido favorável. Isaías 55:2 mostra que as provisões espirituais de Deus são muito mais importantes do que as coisas materiais, dizendo: “Por que continuais a pagar dinheiro por aquilo que não é pão e por que é a vossa labuta por aquilo que não resulta em saciedade? Escutai-me atentamente e comei o que é bom, e deleite-se a vossa alma com a própria gordura.” 

Ao instituir a nova refeição que celebraria sua morte (em 14 de nisã de 33 EC), “Jesus tomou um pão, e, depois de proferir uma bênção, partiu-o, e, dando-o aos discípulos, disse: ‘Tomai, comei. Isto significa meu corpo.’” (Mt 26:26) O pão significava o próprio corpo carnal de Jesus “que há de ser dado em vosso benefício”. — Lu 22:19; 1Co 11:23, 24.

Visto que eram relativamente finos e, se não fermentados, quebradiços, os pães eram partidos, em vez de cortados. Portanto, em si, não há nada de especial em Jesus ‘partir’ o pão usado ao instituir a Refeição Noturna do Senhor (Mt 26:26), sendo esta a maneira costumeira de partilhar o pão. — Mt 14:19; 15:36; Mr 6:41; 8:6; Lu 9:16; At 2:42, 46, Int.

Cerca de um ano antes, Jesus Cristo contrastara “o pão que desce do céu” com o maná consumido pelos israelitas no ermo e declarara explicitamente: “Eu sou o pão da vida.” Ele mostrou que era “o pão vivo que desceu do céu”, acrescentando: “Se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e, de fato, o pão que eu hei de dar é a minha carne a favor da vida do mundo.” (Jo 6:48-51) Este ‘comer’ teria de ser feito em sentido figurado, por se exercer fé no valor do sacrifício humano perfeito de Jesus. (Jo 6:40) Jesus apresentou o mérito do seu sacrifício resgatador a seu Pai, quando ascendeu ao céu. Por meio deste mérito, Cristo pode dar vida a todos os obedientes da humanidade. Conforme predito sob inspiração divina, Jesus nasceu em Belém, que significa “Casa de Pão” (Miq 5:2; Lu 2:11), e por intermédio de Jesus Cristo provê-se o “pão” que dá vida a toda a humanidade crente. — Jo 6:31-35

Nenhum comentário:

Postar um comentário