ALIMENTAÇÃO NOS TEMPOS DE JESUS: EXEMPLO DE DIETA SAUDÁVEL
A DIETA DO MEDITERRÂNEO OU, TAMBÉM PODEMOS CHAMAR, DIETA DOS TEMPOS DE JESUS, HOJE É DESCRITA PELA CIÊNCIA COMO UMA DAS MAIS SAUDÁVEIS
Diversas passagens das escrituras sagradas descrevem os padrões alimentares e os principais alimentos consumidos nos tempos bíblicos, inclusive por Jesus. Naquela época já era possível observar hábitos alimentares saudáveis, com consumo de alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, leguminosas (feijão, lentilha), pão integral, óleos vegetais, especialmente o azeite.
Um ponto que merece destaque é que o consumo de proteínas era obtido por meio de peixes, pois a carne vermelha, em especial, era consumida somente em ocasiões especiais como festas tradicionais e casamentos. Outro aspecto muito importante é que nos tempos bíblicos era estimulado o consumo de alimentos somente para saciar a fome, pois o consumo exagerado de alimentos era fortemente condenado em várias passagens bíblicas, como pecado de glutonaria.
Esse padrão alimentar adotado nos tempos bíblicos, atualmente, é denominado como Dieta do Mediterrâneo, e foi assim batizado, por fazer parte do padrão alimentar dos povos que habitavam as regiões ao redor do mediterrâneo. A Dieta do Mediterrâneo ou, também podemos chamar, dieta dos tempos de Jesus, hoje é descrita pela ciência como uma das mais saudáveis, visto que as populações que adotaram esse padrão de alimentação possuem as maiores expectativas de vida do mundo, além da redução dos riscos de doenças cardiovasculares, certos tipos de cânceres e controle da diabetes. Por isso, ela é altamente recomendada por médicos e nutricionistas, e também deixa cientificamente comprovado os hábitos alimentares saudáveis daquela época.
Sendo assim, as principais dicas sobre uma alimentação saudável é seguir as recomendações alimentares descritas pela própria Bíblia, tanto para adultos como para crianças: consumir de verduras, legumes, frutas, cereais, pão integral, peixes; consumir moderadamente carnes vermelhas; e evitar o consumo de produtos enlatados, congelados, embutidos (presunto, mortadela) e queijos processados (muçarela, prato).
Fazendo isso, além de praticar hábitos alimentares saudáveis, você também será um imitador de Cristo em mais um dos seus elementos da vida diária, a alimentação.
Por Anderson Silveira
Fonte: Bíblia Gigante Mais com Orientações de Saúde Física, Emocional e Espiritual.
Fonte: Bíblia Gigante Mais com Orientações de Saúde Física, Emocional e Espiritual.
Alexandrepfilho Via AVEC
PASTOR ORIENTA JOGADORES À FÉ EM CRISTO DO OUTRO LADO DO MUNDO: ''NO JAPÃO FALTA ISSO''
O realizado por um pastor evangélico brasileiro que atua como fisioterapeuta do outro lado do mundo, no Japão, tem feito a diferença na vida de vários jogadores de futebol que vivem naquele país.
Em função da sua profissão na área esportiva, Rodrigo Salvitti já esteve com a sua esposa, Adriane, em países como Rússia, Grécia, Chipre e Inglaterra. Porém, algo em comum marca a história dos dois: o desejo de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo.
“Todos os lugares onde fomos, nós entendemos o ‘ide’. Esse é o propósito. Sabemos que precisamos trabalhar e fazer o melhor na nossa área, mas existe uma coisa que é chamado de todos: ide e pregai o Evangelho”, disse Rodrigo, segundo informações do portal Guiame.
Atualmente o pastor Rodrigo faz parte da equipe técnica do Kashima Antlers, do Japão, e lá tem ministrado na vida dos atletas que entram em contato com ele, além dos moradores da região, que frequentam a Igreja Apostólica Restaurando Nações (IARN), em Ibaraki, liderada por Rodrigo.
Rodrigo explica que o evangelismo é uma consequência do seu estilo de vida, onde é impossível separar uma coisa da outra. “Quando você entende isso, começa a viver de uma maneira diferente. Não há como ter vida sem os valores e princípios de Deus”, diz ele.
Os frutos desse trabalho liderado pelo pastor já se mostram na vida dos jogadores, como o atacante Serginho, também brasileiro, que acredita ter ido jogar no Japão por um propósito de Deus, porque foi lá que ele conheceu o Evangelho.
“Eu não vim para cá à toa. No momento em que cheguei já conheci o Rodrigo e sabia que eu queria conhecer mais a Deus. Eu estou nesse momento que eu quero aprender mais sobre Ele”, declarou o atleta.
Bueno, outro jogador que também é membro do ministério do pastor Rodrigo, diz que a missão deles como cristãos atinge diretamente o estilo de vida dos japoneses. Eles acreditam que a cultura local precisa ser impactada pelo Evangelho.
“Os japoneses têm a cultura deles, mas estamos aqui por um propósito. Eu creio que o nosso propósito é ‘abrir os olhos’ espirituais deles e, com o máximo que puder, passar a Palavra para os japoneses. Eles são carentes disso, eles também precisam de uma palavra do amor de Deus”, conclui o jogador.
Alexandrepfilho Via Notícias Gospel
Nenhum comentário:
Postar um comentário