Caso foi registrado no bairro Igapó, na Zona Norte da capital. Primeiras pessoas na fila passaram noite no local.
Por Kleber Teixeira, Inter TV Cabugi
Aglomeração é registrada em frente ao Cadastro Único no bairro Igapó. Natalenses buscaram serviços após terem Bolsa Família suspenso. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Pessoas passaram a noite de domingo (31) e a madrugada desta segunda-feira (1º) em frente à unidade do Cadastro Único do bairro Igapó, na Zona Norte de Natal, para tentar tentar realizar recadastramento ou cadastramento em programas sociais como o Bolsa Família. A busca pelo serviço gerou aglomeração de centenas de pessoas durante a manhã, no local.
Os primeiros colocados na fila chegaram ainda durante a noite de domingo (31), por volta das 23h e passaram a madrugada no local. Alguns beneficiários disseram que procuraram o serviço porque tiveram o valor do programa social bloqueado por falta de atualização cadastral.
Apesar da procura de centenas de pessoas, pouco mais de 40 fichas seriam distribuídas durante a manhã, o que provocou reclamação. A guarda municipal foi acionada para reforçar a segurança no local. Os usuários também reclamaram que os agendamento por telefone não funcionava.
Pessoas em aglomeram em buscam atendimento em unidade do Cadastro Único, na Zona Norte de Natal, após terem Bolsa Família suspenso. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
"Tá muito difícil isso aqui. Aglomeração e muita desorganização. Por telefone, nós não conseguimos agendar", contou a dona de casa Eliane Gislaine.
Também dona de casa, Sônia de Oliveira Lima desistiu de esperar atendimento. "Estou indo para casa porque estou doente. Tenho diabetes e tomo remédio controlado. Aqui está muito arriscado. Eu tentei agendar por telefone, mas não consegui, só faz chamar", contou.
No local, os usuários receberam informações que o recadastramento seria feito apenas às sextas-feiras até março.
Pessoas enfrentam fila e aglomeração para tentar atualizar cadastro do Bolsa Família em Natal. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
"Só vim atualizar o meu cadastro do benefício de prestação continuada. Não posso ficar sem o meu benefício pois dependo dele para comer e me manter. E aqui não tem previsão de atendimento", reclamou a dona de casa Marta Medeiros.
A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) afirmou que a quantidade de pessoas na unidade do Cadastro Único de Igapó se deu pela mudança no sistema de agendamento da unidade.
"Pensando no conforto e comodidade dos usuários, o agendamento antes mensal, a partir de hoje será feito de forma semanal. Com o agendamenrlto semanal, o número de vagas disponíveis diminuiu para agendamento de hoje, apenas. É importante lembrar que ainda estamos em pandemia e por isso o número de atendimentos nas nossas unidades continua reduzido", informou a pasta.
"Além disso, o fim do auxílio emergencial fez com que aumentasse a procura por inclusão no Cadastro Único visando se tornarem beneficiários do programa Bolsa Família", informou a secretaria em nota. De acordo com a Semtas, a mudança no agendamento havia sido comunicado por telefone aos usuários.
Fonte: G1 RN
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