A Secretaria de Defesa Social (SDS) vai lançar, nesta quarta-feira (30), o programa “Alerta Bike”, que promete identificar e recuperar as bicicletas que foram furtadas ou roubadas em Pernambuco. A tecnologia é inspirada no bem-sucedido “Alerta Celular”.
A ideia é que os proprietários deste meio de transporte registrem o número de série (chassi) no site a SDS (assim como atualmente pode ser cadastrado o IMEI do celular). Desta forma, quando os policiais identificarem uma bike com a numeração em posse de criminosos, ela poderá ser apreendida e devolvida ao dono.
“Toda bicicleta acima do aro 16 tem um número de série, e sua ausência deve ser um indício que a posse é ilícita, devendo nesse caso o proprietário provar a sua posse lícita, Caso contrário, o policial deverá empreender diligência a fim de verificar alguma irregularidade”, diz a portaria da SDS. Se não comprovada, a bike poderá ser apreendida.
A partir do momento em que as bicicletas forem recuperadas, a polícia fará o cadastro dos dados no sistema para identificar o proprietário. Ele será imediatamente contactado e poderá fazer o resgate.
Fonte: Edenevaldo Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário