https://alexandrepfiho.blogspot.com/2023/10/blog-

https://alexandrepfiho.blogspot.com/2023/10/blog-
LEIA A BÍBLIA

HORA EM JERUSALÉM

Powered by DaysPedia.com
Horário Atual em Jerusalém
063654pm
seg, 20 de Abril

REVOLVERMAPS

Total de visualizações de página

VERSÍCULOS DA BÍBLIA SAGRADA

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, 1 Timóteo 2:5 Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. Provérbios 3:13-15

FALANDO NOVAMENTE AO POVO, JESUS DISSE: ''EU SOU A LUZ DO MUNDO. QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM

FALANDO NOVAMENTE AO POVO, JESUS DISSE: ''EU SOU A LUZ DO MUNDO. QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM TREVAS, MAS TERÁ A LUZ DA VIDA. JOÃO 8:12

BLOG ALEXANDREPFILH JESUS A NOSSA PAZ NOTÍCIAS MAIS LIDA DO DIA

ALEXANDREPFILHO CLASSIFICADOS

VENDE - SE CASA GRANDE NO CONJUNTO GRAMORÉ FICA NA RUA PRAÇA IPANEMA NÚMERO 34, NO CONJUNTO GRAMORÉ. BAIRRO LAGOA AZUL, NATAL. RN, PRÓXIMO AO GINÁRIO NÉLIO DIAS, SUPERMERCADOS, GINÁSIO SALESIANO, OUTROS 4 COLÉGIOS ESTADUAL E MUNICIPAL, TERMINAL DE ÔNIBUS. A CASA FICA POR TRÁS DO COLÉGIO MARIA DE LURDES CÂMARA SOUTO, A CASA É GRANDE COM 2 QUARTOS 3 POR 5, COZINHA 4, 5 POR 5 METROS. TODA MURADA, ÁREA DE SERVIÇO, ÁREA EM L, DA FRENTE, QUINTAL GRANDE COM JARDIM COM MUITAS FLÓRIES E MUITO MAIS. PREÇO É NACIONAL APENAS É R$ 100 MIL REAIS. VENHAM RÁPIDO PORQUE A FILA ESTÁ ANDANDO. CONTATO Whatsapp (84) 981517103 É SÓ FALAR COM ALEXANDREPFILHO
Resultado de imagem para windjetes com versículos da bíblia

Postagem em destaque

ALEXANDREPFILHO CLASSIFICADOS

  VENDE - SE CASA  GRANDE NO CONJUNTO GRAMORÉ  FICA NA RUA PRAÇA IPANEMA NÚMERO 34, NO CONJUNTO GRAMORÉ. BAIRRO LAGOA AZUL, NATAL. RN, PRÓXI...

Resultado de imagem para foto da bandeira do brasil

Resultado de imagem para foto da bandeira de israel
''MAS BENDITO É O HOMEM CUJA CONFIANÇA NELE ESTÁ. ELE SERÁ COMO UMA ÁRVORE PLANTADA JUNTO ÀS ÁGUAS E QUE ESTENDE AS SUAS RAÍZES PARA O RIBEIRO. ELA NÃO TEMERÁ QUANDO CHEGAR O CALOR, PORQUE AS SUAS FOLHAS ESTÃO SEMPRE VERDES; NÃO FICARÁ ANSIOSA NO ANO DA SECA NEM DEIXARÁ DAR FRUTO.'' JEREMIAS 17:7,8

SÓ O SENHOR JESUS SALVA

CURA, LIBERTA E TRANSFORMA VIDAS

JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

domingo, 23 de abril de 2023

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

 

Por que o homem mau prospera e permanece impune?

Esse assunto foi abordado há milênios porque homens de Deus, íntegros e piedosos, também foram afligidos pelo mesmo questionamento.

FONTE: GUIAME, GETÚLIO CIDADEATUALIZADO: QUINTA-FEIRA, 20 DE ABRIL DE 2023 ÀS 15:12
(Foto: Unsplash/Bethany Laird)
(Foto: Unsplash/Bethany Laird)

Todo mundo já se fez essa pergunta, de forma aberta ou não. Ela pode levantar outras questões de cunho ético, filosófico e até religioso, o que não é meu objetivo. Tampouco tenho a pretensão de respondê-la de modo peremptório. Apontarei apenas para possíveis respostas nas próprias Escrituras, o firme fundamento da fé cristã.

Sim, esse assunto foi abordado há milênios porque homens de Deus, íntegros e piedosos, também foram afligidos pelo mesmo questionamento. Eles o fizeram de várias formas e lamentos. É uma pergunta legítima e tem sido feita desde que o homem foi colocado na face da Terra.

O maligno Hamã

O livro de Ester conta a história de Purim, na qual o maligno Hamã é um dos atores principais. Ele é alçado à posição de maior proeminência do império persa, abaixo apenas do rei; uma espécie de primeiro-ministro do maior império do mundo à época. Ao ser promovido, usa seu poder único para perseguir os judeus, em especial Mordecai por se recusar a curvar-se perante ele. Não consegue esconder seu ódio e extravasa seus intentos homicidas para exterminar um povo por completo. Enquanto persegue e maquina o mal, parece prosperar ainda mais em honra e poder.

Hamã era o tipo de homem que usa os que estão a sua volta apenas para autopromoção e pisa nos que são inúteis a seus propósitos perversos. Mordecai, embora sendo um homem de fé, certamente foi afetado pela aparente prosperidade e impunidade de Hamã. O fato de Mordecai ter denunciado uma trama para matar o rei, livrando-o de seus potenciais assassinos, e não ter recebido nenhum reconhecimento em troca, somente aumentou essa sensação de injustiça. É lógico pensar que foi tomado por tal sensação, especialmente ao ver Hamã prosperando na corte e com o favor do rei.

No entanto, como sabemos, o fim de Hamã não foi o que ele esperava. Sua soberba chegara ao ponto máximo antes de sua vergonha, conforme diz Salomão: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda” (Provérbios 16:18). A sorte muda do dia para noite quando sua verdadeira face é exposta e termina enforcado na forca que ele mesmo projetou para Mordecai. Seu tempo de aparente prosperidade, perversidade e impunidade chegara ao fim. Deus disse: basta!

Riqueza e honra são passageiras

Jó, em seus questionamentos intermináveis ante o sofrimento, perguntou a Deus: “Por que razão vivem os ímpios, envelhecem e ainda se tornam mais poderosos? [...] O castigo de Deus não está sobre eles” (Jó 21:7,9). Asafe, o salmista, foi acometido do mesmo sentimento ao afirmar: “tive inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios”; e “são assim os ímpios; sempre em segurança e as suas riquezas aumentam” (Salmo 73:3,12). Jeremias faz ecoar a pergunta de Jó ao dizer: “Por que prospera o caminho dos ímpios: Por que vivem em paz todos os que procedem perfidamente?” (Jeremias 12:1). Mordecai, no reino persa dominado pela maldade de seu primeiro-ministro, conhecendo essas Escrituras que eram anteriores a ele, deve ter meditado nelas ao pensar na prosperidade de Hamã. Ele se identificou com Jó, Asafe e Jeremias, assim como nós nos identificamos hoje perante tanta injustiça.

Entretanto, o fim do homem mau é terrível, um mergulho na escuridão eterna, longe de Deus e de toda sua luz, seu fim é de pavor e lágrimas. O próprio Asafe parece responder sua pergunta ao dizer: “Certamente, tu os pões em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição. Quão repentinamente são destruídos, totalmente consumidos de terrores!” (Salmo 73:18-19). Foi assim com Hamã. Sua riqueza e honra eram passageiras. Toda a fortuna e fama acumuladas não passavam de um castelo de areia próximo às ondas do mar. Foi envergonhado, enforcado e todos seus filhos com ele. Não lhe sobrou nada no final, exposto à miséria humana, ao terror e às trevas perenes.

Bem-aventurados os que temem a Deus

Por mais que os homens maus nos fustiguem e pareçam prosperar, estão condenados não somente ao fracasso, mas a um fim calamitoso como foi o de Hamã. Não devemos olhar para a momentânea prosperidade do ímpio, mas, sim, temer e obedecer a Deus, pois grande recompensa há nisso. Salomão, no auge de sua sabedoria divina, conhecia esse questionamento que aflige a humanidade e escreveu seu parecer inspirado pelo alto: “Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, aos que são reverentes diante dele. Mas ao ímpio não irá bem, e ele não prolongará os seus dias; será como a sombra, visto que não teme diante de Deus” (Eclesiastes 8:12-13). Como mostra o destino de Hamã, assim se dará com todo aquele que não teme a Deus e pratica o mal crendo que permanecerá impune.

O fim da história, em especial o destino de Hamã e o destino de Mordecai, me faz lembrar as palavras do profeta Malaquias: "No dia em que eu agir, diz o Senhor dos Exércitos, eles serão o meu tesouro pessoal. Eu terei compaixão deles como um pai tem compaixão do filho que lhe obedece. Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não o servem" (Malaquias 3:17-18 - NVI).

Getúlio Cidade é escritor, tradutor e hebraísta, autor do livro A Oliveira Natural: As Raízes Judaicas do Cristianismo e do blog www.aoliveiranatural.com.br

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: O Cordeiro – a figura central da Páscoa

Alexandrepfilho Via Guiame Gospel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário