https://alexandrepfiho.blogspot.com/2023/10/blog-

https://alexandrepfiho.blogspot.com/2023/10/blog-
LEIA A BÍBLIA

HORA EM JERUSALÉM

Powered by DaysPedia.com
Horário Atual em Jerusalém
063654pm
seg, 20 de Abril

REVOLVERMAPS

Total de visualizações de página

VERSÍCULOS DA BÍBLIA SAGRADA

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, 1 Timóteo 2:5 Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. Provérbios 3:13-15

FALANDO NOVAMENTE AO POVO, JESUS DISSE: ''EU SOU A LUZ DO MUNDO. QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM

FALANDO NOVAMENTE AO POVO, JESUS DISSE: ''EU SOU A LUZ DO MUNDO. QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM TREVAS, MAS TERÁ A LUZ DA VIDA. JOÃO 8:12

BLOG ALEXANDREPFILH JESUS A NOSSA PAZ NOTÍCIAS MAIS LIDA DO DIA

Resultado de imagem para windjetes com versículos da bíblia

Postagem em destaque

SENHOR ALEXANDREPFILHO COMENTA!

MEU MUITO BOA TARDE AOS AMIGOS IRMÃOS E AMIGAS IRMÃS EM CRISTO JESUS DO BRASIL E DO MUNDO QUERO AGRADECER DO MEU FUNDO DO CORAÇÃO MEU MUITO ...

Resultado de imagem para foto da bandeira do brasil

Resultado de imagem para foto da bandeira de israel
''MAS BENDITO É O HOMEM CUJA CONFIANÇA NELE ESTÁ. ELE SERÁ COMO UMA ÁRVORE PLANTADA JUNTO ÀS ÁGUAS E QUE ESTENDE AS SUAS RAÍZES PARA O RIBEIRO. ELA NÃO TEMERÁ QUANDO CHEGAR O CALOR, PORQUE AS SUAS FOLHAS ESTÃO SEMPRE VERDES; NÃO FICARÁ ANSIOSA NO ANO DA SECA NEM DEIXARÁ DAR FRUTO.'' JEREMIAS 17:7,8

SÓ O SENHOR JESUS SALVA

CURA, LIBERTA E TRANSFORMA VIDAS

JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

sexta-feira, 14 de julho de 2023

FILHO REÚNE AMIGOS EM CEMITÉRIO TODOS OS ANOS PARA COMEMORAR ANIVERSÁRIO DO PAI NO ALECRIM EM NATAL /RN

 

Por Pedro Santiago, g1 RN

 


Potiguar comemora aniversário do pai no Cemitério do Alecrim, em Natal — Foto: Arquivo pessoal

Potiguar comemora aniversário do pai no Cemitério do Alecrim, em Natal — Foto: Arquivo pessoal

O empresário Flamínio Real Nunes, de 34 anos, segue uma tradição familiar todos os anos para celebrar a história do seu pai e do seu avô: no dia 13 de julho, ele reúne amigos e vai até o túmulo onde estão sepultados o seu pai, um ex-comandante da Marinha, e o seu avô, um ex-coronel do Exército, para comemorar a data de aniversário do pai com boas lembranças, música e uísque no cemitério do Alecrim, em Natal.

“Ao contrário do que podem pensar, a ida ao cemitério é um momento de descontração, sempre com boas histórias e celebração. É uma tradição, meu pai fazia o mesmo pelo meu avô'”, disse Flamínio.

Potiguar comemora aniversário do pai no Cemitério do Alecrim, em Natal — Foto: Arquivo pessoal

Potiguar comemora aniversário do pai no Cemitério do Alecrim, em Natal — Foto: Arquivo pessoal

A tradição da comemoração começou na década de 70 quando o ex-comandante da Marinha Affonso Real Nunes, pai de Flamínio, passou a ir ao túmulo do pai dele, o coronel do Exército Brasileiro Flamínio Deodoro Nunes.

Natural do Rio Grande do Sul, o coronel foi designado para comandar o 17º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) em Natal, no período final da 2ª Guerra Mundial. Figura dedicada ao serviço e querida na cidade, ele morreu ainda em serviço no ano de 1953.

Para ele, a prefeitura de Natal construiu um mausoléu especialmente para o seu sepultamento no cemitério do Alecrim e a Câmara Municipal da cidade o concedeu um título de cidadão natalense.

"Desde criança eu soube da tradição. Meu pai ia sozinho ou com amigos, sempre com uma garrafa de uísque, a bebida preferida deles. Eu fui incorporando isso", afirmou Flamínio, neto do coronel.

Antes de falecer, no fim de 2020, o então comandante Afonso, expressou desejo pela continuidade da tradição. “Meu pai sempre dizia: Quando morrer, quero ser enterrado junto ao meu pai no Alecrim”, contou.

Pela família

Potiguar comemora aniversário do pai no Cemitério do Alecrim, em Natal — Foto: Arquivo pessoal

Potiguar comemora aniversário do pai no Cemitério do Alecrim, em Natal — Foto: Arquivo pessoal

Diante das homenagens que vivenciou para o avô ao lado do pai, Flamínio deu sequência com idas e comemorações no local. Desde a morte do comandante Affonso, ele celebra no local, em que também está sepultado o seu avô, o dia 13 de julho, para enaltecer o legado da família. A celebração desta semana foi a terceira realizada por ele.

“Para mim é muito positivo, eu relembro deles com alegria. Eles eram boêmios, então adoravam festas, ambientas com música e o uísque”, disse Flamínio.

A comemoração é um ato apoiado por quase toda a família. Segundo ele, somente uma tia é contra a prática e mostra desaprovação, alegando falta de respeito. Pelo ambiente inusitado para celebrar um aniversário, Flamínio conta que já passou por situações curiosas dentro do cemitério.

“Certa vez perdemos a noção do tempo bebendo e conversando, quando demos conta o cemitério já estava fechado há duas horas. Passamos um bom tempo até conseguir contato com o diretor do local, que ligou para o coveiro e ele foi nos liberar”, relembrou.

Quando questionado sobre dar sequência ao legado, Flamínio é incisivo em afirmar que sempre continuará lembrando e homenageando seu pai e o seu avô.

“Uma pessoa só morre quando é esquecida. Meu objetivo é seguir com a tradição para que nossa memória nunca se perca. Espero que meus filhos um dia façam isso por mim e por eles”, disse.

Fonte: G1 RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário