Elizete Malafaia: "É preciso ter sabedoria até para ajudar o próximo"
Já aconteceu com você de tentar ajudar alguém e acabar com um problema nas mãos? No artigo da Fiel de agosto, a pastora Elizete Malafaia falou sobre isso
“Quem se mete na discussão dos outros é como quem agarra pelas orelhas um cachorro que vai passando. Sem lenha o fogo se apaga; sem mexericos a briga se acaba”.
(Provérbios 26.17,20)
Já aconteceu com você de tentar ajudar alguém e acabar com um problema nas mãos? Ou ficar mal por defender um dos lados em uma discussão e depois descobrir que a situação não ocorreu como foi contado para você? Ter um coração com desejo de ajudar não é o suficiente para fazer o bem. É preciso ter sabedoria!
Lendo o versículo de Provérbios, lembrei-me que “nem todo cachorro é manso”. Pode ser que você pegue um que acabe te mordendo. É o que o provérbio está ensinando. Ou seja, a pessoa sábia não vive se intrometendo onde não é chamada, dando “pitaco” na vida dos outros.
Precisamos ter discernimento e sabedoria para ajudar o próximo, porque, por mais que tenhamos boas intenções, pode ser que nossas atitudes e nossos conselhos atrapalhem. Para ser realmente útil e cooperar, devemos estar a par dos acontecimentos de ambos os lados.
Em alguns relacionamentos familiares é muito comum que pais interfiram nas discussões de seus filhos casados. Determinados problemas que o casal poderia resolver sozinho e mais rápido se estendem por mais tempo, causando mal-estar, porque os pais de ambos os cônjuges se envolvem e cada um protege seu filho.
Sabemos que é natural o sangue familiar falar mais alto, contudo, como pais, temos que ter muito cuidado para não nos metermos em áreas que nossos filhos estão aprendendo a lidar, e que irão aprender a resolver com uma boa comunicação, tempo e maturidade. Deixe seus filhos crescerem e amadurecerem junto com o cônjuge. Divergências de ideias são necessárias para o crescimento em todas as áreas.
Na família, por exemplo, irmãos podem discutir entre si, mas depois chegam a um consenso e fica tudo bem; porém, quem não é da família e toma um partido, acaba ficando mal. Essa situação serve também para melhores amigos que, no afã de ajudar, acabam perdendo boas amizades.
Existem discussões que não valem a pena se meter, pois você vai acabar arrumando perturbação para sua vida.
Pense nisso!
Por Elizete Malafaia
Fonte: AVEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário