Um olhar cuidadoso para quem precisa de ajuda
Com a chegada do novo mês, nos juntamos na campanha de conscientização brasileira, o Setembro Amarelo, que alerta para os cuidados emocionais e prevenção ao suicídio
A pressão e as demandas da vida moderna podem ser esmagadoras. Diante dessa realidade, ter um olhar cuidadoso às pessoas ao nosso redor é mais crucial do que nunca e pode salvar vidas. Com a chegada do novo mês, nos juntamos na campanha de conscientização brasileira, o Setembro Amarelo, que alerta para os cuidados emocionais e prevenção ao suicídio.
A depressão, muitas vezes silenciosa e invisível, pode ser um fator desencadeante para o uso de drogas e até mesmo para o desejo de cometer suicídio. Por isso, precisamos cultivar em nossa sociedade uma cultura de empatia e compreensão, e isso pode acontecer desde oferecer uma escuta atenta, um ombro amigo e ser, assim, um espaço seguro para alguém expressar seus anseios. Além disso, precisamos seguir firma na luta de desmitificar a ideia de que pedir ajuda é um sinal de fraqueza.
Se pedir ajuda fosse um sinal de fraqueza, o Leonardo e o Eusébio, já teriam dado adeus a esse mundo. Eles são apenas dois entre muitos internos da Casa de Maquir que podem testemunhar o quanto pedir ajuda e ir para uma casa de recuperação salvou suas vidas. O envolvimento com as drogas acabava com toda perspectiva de futuro deles e, consequentemente, abalava suas famílias e suas emoções, desejando o fim. “Mas quando conheci a Casa de Maquir, vivi experiências únicas e uma transformação verdadeira de dentro pra fora”, conta Eusébio, de 32 anos. Leo, que tentou usar drogas até morrer, também conta: “Eu queria me anestesiar dos problemas, mas agora minha vida mudou totalmente”.
A prevenção do uso de drogas e do suicídio começa com a construção de relações genuínas e solidárias. Todos nós podemos ter um olhar cuidadoso com o próximo, identificando mudanças comportamentais e emocionais, oferecendo suporte e incentivando a busca por ajuda profissional quando necessário. Podemos, também, contribuir com instituições que têm sido essa ponte de salvação, como a Casa de Maquir. Clique aqui e veja como ajudamos projetos como esse.
Fonte: AVEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário