Potiguares enfrentam fila quilométrica para retirar óculos especiais para ver o eclipse solar
A distribuição gratuita acontece no Centro Cultural Trampolim da Vitória, antigo Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, na Grande Natal.
Por g1 RN
Potiguares enfrentam fila quilométrica para retirar óculos especiais para ver o eclipse solar — Foto: Luciana Feitosa/Cedida
Potiguares enfrentam filas quilométricas no início deste sábado (14) para tentar garantir o óculos apropriado para ver o eclipse solar. A distribuição gratuita acontece no Centro Cultural Trampolim da Vitória, antigo Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, na Grande Natal. A espera na fila chega a três horas.
A geógrafa Luciana Feitosa, de 34 anos, chegou ao local às 9h15, e já encontrou filas enormes. "Eu pretendo assistir ao eclipse aqui mesmo, mas vim cedo pa garantir o óculos e voltar mais tarde", disse.
Ela conta que durante toda a semana tentou comprar óculos de soldador com classificação 14 ou superior - que é o recomendado para ver o eclipse - mas não encontrou.
LEIA MAIS
A programação no Centro Cultural Trampolim da Vitória é organizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e conta com participação do projeto de extensão Cometa Nordestino e o projeto Caravana Especial, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). De acordo com a organização, serão distribuídos 3 mil óculos.
O evento tem início às 10h e vai até o final do dia com a realização de sessões de planetário, oficinas, além do estande “Eclipses na Astronomia e Caravana”, que irão apresentar experimentos e atividades lúdicas desenvolvidas pelos bolsistas dos projetos.
Severino Ramos conseguiu pegar o óculos para ver o eclipse após mais de duas horas de espera — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi
Eclipse solar anular
O eclipse solar anular acontece em razão do alinhamento do sol, da lua e da Terra, formando uma espécie de “anel de fogo” brilhante no céu.
A observação do fenômeno neste sábado (14) começa a partir das 15h43 e vai até, no máximo, as 17h50.
O último eclipse solar anular aconteceu em junho de 2021, mas não pôde ser visto do Brasil. O próximo, após o de 14 de outubro, está previsto para acontecer em 2 de outubro de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário