Huab promove ação de diagnóstico do câncer de mama
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais atinge mulheres no mundo. No Brasil, são estimados cerca de 74 mil novos casos da doença em 2023, sendo também o que mais mata a população feminina. Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab/UFRN), integrante da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza, no período de 19 a 31 de outubro, um mutirão de prevenção da doença.
Destinado a mulheres a partir dos 40 anos de idade, o mutirão tem estimativa de realizar 280 atendimentos, entre exames de mamografia e ultrassonografia mamária, distribuídos por Santa Cruz, Coronel Ezequiel, Campo Redondo, Boa Saúde, Tangará, São Bento do Trairi, Sítio Novo, Japi, Lajes Pintadas, São José do Campestre e Serra Caiada. Todas essas cidades foram confirmadas mediante articulação com as secretarias municipais de Saúde.
No dia do mutirão, as pacientes precisam apresentar documento pessoal com foto, comprovante de endereço, cartão SUS e requisição prévia para realização do exame. O Huab é um hospital estratégico para o SUS por oferecer assistência materno-infantil a mais de 30 cidades do interior do Rio Grande do Norte e servir na formação de estudantes de graduação dos cursos da área de Saúde da UFRN, além de executar programas de residência médica e multiprofissional em saúde.
Fora o mutirão de exames, durante todo o mês são realizadas ações educativas de conscientização, sensibilização e informação em saúde acerca das principais estratégias de identificação do câncer de mama e na orientação das mulheres quanto ao autocuidado.
Fonte: Portal UFRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário