Nova concessionária tem contrato de 30 anos para operação do equipamento inaugurado em 2014 em São Gonçalo do Amarante.
Por g1 RN
Fachada do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi
O Aeroporto de Natal passou a ser administrado pela nova concessionária, a Zurich Airport, nesta segunda-feira (19). Primeiro terminal aéreo leiloado e concedido à iniciativa privada no Brasil, o aeroporto também foi o primeiro a passar por um processo de relicitação, concluído maio de 2023. A empresa pagou R$ 320 milhões pelo equipamento.
A Zurich Airport se tornou oficialmente a administradora do terminal à meia-noite, após um processo de transição com a antiga concessionária, a Inframérica. O novo contrato de concessão tem prazo de 30 anos.
O primeiro avião a pousar no terminal sob nova concessão, por volta da 0h30, recebeu um "batismo" com jatos d'água e recepção especial para os passageiros. O voo teve origem em Presidente Prudente.
Concedido pela primeira vez à iniciativa privada em 2011, o terminal começou a operar em 2014 e passou por uma devolução amigável, feita pelo Consórcio Inframérica, à União. A empresa administradora do terminal anunciou o pedido de devolução em 2020.
Batismo da primeira aeronave que pousou no terminal de Natal sob nova administração. — Foto: Zurich Airport/Divulgação
Localizado no município de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, o terminal está a 18 quilômetros do Porto de Natal e a 30 quilômetros do centro da capital potiguar. Ele tem capacidade para receber seis milhões de passageiros por ano.
Uma cerimônia de transferência de responsabilidade operacional foi marcada para a tarde desta segunda-feira (19), para marcar o início da nova administração.
"Nós temos um compromisso de longo prazo, de 30 anos, e tem muita coisa para desenvolver. Primeiro a gente está arrumando a casa, vamos começar a operar do nosso jeito. Já começamos a fazer pequenas melhorias que para o passageiro são muito importantes. Algumas, fizemos já a partir de hoje: mudamos o sistema de som do aeroporto, fizemos uma contratação para melhorar a climatização do aeroporto, porque hoje ele é um pouquinho quente; a gente já implementou um wi-fi totalmente diferente do que a gente tinha, que vai permitir todos os passageiros ficarem 24 horas conectados", afirmou o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse.
O representante da empresa ainda afirmou que a empresa vai trabalhar com o poder público, além de companhias aéreas, para aumentar a atração de turistas e passageiros ao Rio Grande do Norte. De acordo com ele, a previsão é de que o terminal receba 2,8 milhões de passageiros ao longo de 2024.
O diretor ainda afirmou que o hub dos Correios, anunciado para o terminal, deverá ampliar a capacidade logística da região. "Diversos outros negócios vão acontecer tendo a âncora logística dos Correios", afirmou.
A Zurich Airport já está em outros quatro outros aeroportos no país: tem participação no Aeroporto de Confins e opera os aeroportos de Macaé, Vitória e Florianópolis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário