https://alexandrepfiho.blogspot.com/2023/10/blog-

https://alexandrepfiho.blogspot.com/2023/10/blog-
LEIA A BÍBLIA

HORA EM JERUSALÉM

Powered by DaysPedia.com
Horário Atual em Jerusalém
063654pm
seg, 20 de Abril

REVOLVERMAPS

Total de visualizações de página

VERSÍCULOS DA BÍBLIA SAGRADA

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, 1 Timóteo 2:5 Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. Provérbios 3:13-15

FALANDO NOVAMENTE AO POVO, JESUS DISSE: ''EU SOU A LUZ DO MUNDO. QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM

FALANDO NOVAMENTE AO POVO, JESUS DISSE: ''EU SOU A LUZ DO MUNDO. QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM TREVAS, MAS TERÁ A LUZ DA VIDA. JOÃO 8:12

BLOG ALEXANDREPFILH JESUS A NOSSA PAZ NOTÍCIAS MAIS LIDA DO DIA

Resultado de imagem para windjetes com versículos da bíblia

Postagem em destaque

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

  HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR   Funcionários de TV americana são instruídos a não considerar Jerusalém parte de Israel Eq...

Resultado de imagem para foto da bandeira do brasil

Resultado de imagem para foto da bandeira de israel
''MAS BENDITO É O HOMEM CUJA CONFIANÇA NELE ESTÁ. ELE SERÁ COMO UMA ÁRVORE PLANTADA JUNTO ÀS ÁGUAS E QUE ESTENDE AS SUAS RAÍZES PARA O RIBEIRO. ELA NÃO TEMERÁ QUANDO CHEGAR O CALOR, PORQUE AS SUAS FOLHAS ESTÃO SEMPRE VERDES; NÃO FICARÁ ANSIOSA NO ANO DA SECA NEM DEIXARÁ DAR FRUTO.'' JEREMIAS 17:7,8

SÓ O SENHOR JESUS SALVA

CURA, LIBERTA E TRANSFORMA VIDAS

JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

sexta-feira, 8 de março de 2024

MULHERES SE INSPIRAM EM TRADIÇÃO HERDADA DAS MÃES E VIVEM DA PESCA EM NATAL (RN): 'QUANDO ENTRO NO MAR ME SINTO REALIZADA'


Por Pedro Trindade, Inter TV

 

Pescadora — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Pescadora — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

A profissão de pescador rende ao Rio Grande do Norte resultados na economia, devido às exportações e consumo interno, mas também conta a história de mulheres e comunidades que sempre tiveram na profissão o principal meio de subsistência.

Em Natal, pescadoras se espelharam em mulheres da própria família para dar início à jornada na atividade, que historicamente esteve ligada mais aos homens, fato que tem mudado.

Esse é o caso de Núbia Peixoto, que acompanhava a mãe na pescaria quando era pequena.

"A gente vinha acompanhando ela, e eu acabei tomando gosto. Eu tinha apenas 10 anos. Vi que nesse mar tinha o meu sustento", contou.

Núbia caminha todos os dias 25 minutos de casa até a beira-mar para trabalhar.

"Entro mar a dentro e não tenho medo. Meu marido me acompanha porque também é pescador, mas eu faço todo meu trabalho", reforçou.

Mais do que a tradição familiar, a pescadora hoje tem o respaldo de pertencer, de fato, à categoria com a carteira profissional da atividade.

De acordo com levantamento do Painel de Consultas do Registro Geral da Atividade Pesqueira, de novembro de 2023, o Brasil tem 1.035.478 pescadores profissionais ativos - com carteiras -, sendo 49% mulheres.

No RN, são 14.238 licenciados, sendo 6.135 mulheres e 8.103 homens.

'O mar encanta'

Núbia e outras mulheres que trabalham nas praias da capital potiguar costuma ir ao mar de segunda a sábado - isso quando o tempo e a maré permitem.

O uso da força durante as atividades é constante, o que não desistimula Núbia. "Às vezes eu sinto umas dores, principalmente nos braços, mas eu não desisto. Eu gosto disso aqui", contou.

A pescaria também encantou a pescadora Ana Leitão, que só conheceu o mar depois dos 20 anos de idade. Depois disso, foi paixão à primeira vista.

"Eu comecei na pescaria há 15 anos por causa do meu marido. Ele é pescador e eu acabei conhecendo esse trabalho. Me encantei, porque o mar é maravilhoso. Quando entro nele, me sinto realizada. Não é fácil, mas é possível", disse.

Peixe pescado em Natal — Foto: Divulgação/cedida

Peixe pescado em Natal — Foto: Divulgação/cedida

O dia dela começa cedo, às 5h. Assim como muitas mulheres, além da atividade profissional, ela tem o trabalho doméstico para dar conta. Ela diz que costuma dormir apenas a meia-noite.

Apesar de encarar o mar diariamente, Ana Leitão não sabe nadar. E esse é um dos principais sonhos dela atualmente.

"É um dos meus sonhos aprender, para conseguir mergulhar nele. Acho que para mim é uma forma de agrqadecer por tudo que ele já me deu. Não só para mim, mas também para a minha família", disse.

Uma vida dedicada à pescaria

Ana Leitão e Núbia Peixoto colhem o que foi plantado - ou mellhor, pescado - anos atrás por pescadoras e marisqueiras como Elenide Coreia, que tem 85 anos. Ela teve uma vida dedicada à essa atividade.

Elenide é outro exemplo de quem começou a cair no mar acompanhando a mãe na Vila de Ponta Negra, em Natal, onde ela vive até hoje.

Elenide Correia construiu a vida como pescadora e marisqueira — Foto: Divulgação

Elenide Correia construiu a vida como pescadora e marisqueira — Foto: Divulgação

"Eu ia para a praia, levava meus meninos, deixava eles brincando, enquanto eu pescava, pegava mariscos. Chegava em casa, fazia o que tinha e enchia a barriga deles", disse.

"Meus filhos iam todos alimentados para a escola. Meu desejo é que eles não tivessem fome. Consegui criar eles com o dinheiro do mar".

Há 10 anos, as dores nas pernas passaram a impedir Elenide de atuar como marisqueira e pescadora. Hoje, ela planta, colhe e vende mangabas e trabalha como rendeira.

"Eu me considero uma mulher feliz. Criei meus filhos, estou andando, conversando, vou para o meu forró, para o pastoril", disse.

Fonte: G1 RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário