Queimadura de gelo: sintomas, causas (e o que fazer)
A queimadura de gelo provoca sintomas como vermelhidão da pele, que também pode ficar cinza ou esbranquiçada, sensação de dormência ou formigamento, ou até formação de bolhas, e afetar qualquer lugar que tenha entrado em contato com o gelo.
Esse tipo de queimadura pode surgir pelo contato direto da pele com gelo por período prolongado, sendo mais comum devido a aplicação de compressas de gelo diretamente na pele, sem proteção e por muito tempo, mas também pode ocorrer por exposição prolongada a baixas temperaturas e vento frio.
A queimadura de frio pode ser tratada em casa indo para um ambiente aquecido ou colocando a região afetada em água morna. No entanto, se causa endurecimento ou escurecimento da pele, dormência ou se ocorrer em crianças ou idosos, é recomendado ir imediatamente ao pronto-socorro.
Sintomas de queimadura de gelo
Os principais sintomas de queimadura de gelo são:
- Pele vermelha brilhante, branca, amarela ou acinzentada;
- Dor no local afetado;
- Sensação de dormência ou formigamento;
- Coceira na região.
Os sintomas da queimadura de gelo geralmente são muito semelhantes às queimaduras de 1º grau provocadas pelo sol, quando afeta apenas a epiderme, que é a camada mais externa e superficial da pele. Saiba identificar os sintomas de queimadura de 1º grau.
No entanto, nos casos mais graves, também podem surgir bolhas na pele, como acontece nas queimaduras de 2º grau, além de endurecimento e escurecimento da pele afetada. Nesses casos, deve-se procurar o pronto-socorro mais próximo imediatamente.
Fonte: Tua Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário