As provas do Concurso Público Nacional Unificado serão aplicadas no dia 5 de maio, em 228 cidades pelo país. Ao todo, estão em jogo 6.640 vagas em 21 órgãos federais.
Por Rayane Moura, g1
O "Enem dos concursos" vai preencher 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal — Foto: Daniel Cymbalista/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Mais de 2,1 milhões de pessoas se inscreveram no "Enem dos concursos", como ficou conhecido o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Os candidatos estão concorrendo às 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal.
As provas serão aplicadas neste domingo (05). Para os candidatos que ainda tem dúvidas, o g1 separou abaixo tudo o que é necessário saber antes de fazer o concurso:
⌚ Horário das provas
Todos os candidatos vão realizar as provas em dois turnos: de manhã, os portões serão abertos às 7h30 e, no período da tarde, às 13h. Todo o cronograma segue o horário de Brasília (veja os detalhes na tabela abaixo).
📍 Locais de provas
As provas serão aplicadas em 228 cidades do país. Para o candidato saber onde fará as avaliações, é necessário acessar o cartão de confirmação na mesma página que fez a inscrição: cpnu.cesgranrio.org.br/login.
Nesta página, será necessário fazer login no portal gov.br (também conhecido como "sistema Gov"). É necessário fazer login com os dados da conta gov.br e clicar na Área do Candidato. Depois, em Área do Candidato, clique onde está escrito LOCAL DE PROVA.
Os candidatos foram distribuídos em 3.665 locais de prova (veja o mapa abaixo), levando em consideração o CEP informado no momento da inscrição. Ao todo, serão 75.730 salas para aplicação do exame.
O documento também tem informações como número definitivo da inscrição, horários das provas (manhã e tarde) e se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, por exemplo.
Veja o passo a passo para emitir o cartão de confirmação do 'Enem dos concursos' — Foto: Veronica Medeiros/Arte g1
📝 Como serão as provas
De manhã, o exame terá questões de conhecimentos gerais e uma redação ou pergunta dissertativa, e, à tarde, questões de conhecimentos específicos (veja abaixo como vai funcionar).
O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos é de duas horas. Caso o candidato saia antes, será eliminado do concurso.
Matutino (2h30 de prova):
- nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
- nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
Vespertino (3h30 de prova):
- nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
- nível médio: provas objetivas (40 questões).
As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.
As avaliações são de caráter classificatório e eliminatório e contemplam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado, que terá validade de 12 meses.
As demais fases são:
- perícia médica (avaliação biopsicossocial) para a reserva de vagas das pessoas com deficiência;
- procedimento de verificação da condição declarada para as pessoas negras;
- e procedimento de verificação documental complementar para indígenas.
Além disso, para alguns cargos, haverá uma segunda etapa, de avaliação de títulos.
📵 O que pode e o que não levar
O Ministério da Gestão recomenda levar o cartão impresso no dia da prova, apesar de não ser obrigatório, junto com o documento de identidade original e caneta preta transparente.
Mas, por questões de segurança, não será permitido nenhum tipo de anotação no cartão de confirmação durante o exame.
📲 Se o candidato quiser levar o documento de identidade de forma digital, deverá acessar o aplicativo no momento da identificação que acontecerá na entrada da sua sala.
Por isso, é importante que já tenha o aplicativo baixado no seu celular. O aplicativo pode ser acessado mesmo sem internet. Teste antes para se certificar que está funcionando corretamente.
👕 De acordo com o ministério, é recomendado usar roupas e sapatos confortáveis no dia da prova, pois serão dois turnos de aplicação e a pessoa ficará sentada por um longo período de tempo.
A Fundação Cesgranrio fornecerá aos candidatos envelopes porta-objetos para a guarda de materiais, bem como do telefone celular, que deverá ficar desligado durante toda prova. E não se esqueça de desativar eventuais alarmes.
Os envelopes deverão ser lacrados e identificados antes de o candidato se dirigir à carteira onde fará as provas. Eles ficarão guardados embaixo da carteira.
Os candidatos só poderão abrir os envelopes com seus pertences e ligar o aparelho celular após finalizarem as provas e estiverem do lado de fora dos locais de aplicação.
🚫 Conforme o edital, o candidato será eliminado se for constatado, durante as provas, o porte ou uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como:
- Agendas eletrônicas e(ou) similares;
- Gravadores;
- Pendrive;
- Mp3 player e(ou) similar;
- Fones de ouvido;
- Chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
- Relógios de qualquer natureza;
- Telefones celulares;
- Microcomputadores portáteis e/ou similares.
Veja as principais orientações para a prova do 'Enem dos Concursos' — Foto: Arte g1/Wagner Magalhaes
📆 Próximos passos
- Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 07/05/2024
- Divulgação da relação candidato/vaga no site: 10/05/2024
- Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta: 03/06/2024
- Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 21/06/2024
- Divulgação final dos resultados: 30/07/2024
- Início da convocação para posse e cursos de formação: 05/08/2024
❓Canal de dúvidas
O Ministério da Gestão possui um canal oficial de atendimento para dúvidas e denúncias sobre o concurso: concursonacional@gestao.gov.br. O endereço do site oficial é gov.br/gestao/concursonacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário