Iniciativa foi do Museu de Ciências Morfológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), dentro da programação da Semana Nacional dos Museus.
Por Inter TV Cabugi
Crianças e adolescentes entre 8 e 14 anos de idade participaram nesta sexta-feira (17) de uma noite diferente. Eles passaram uma noite inteira no museu em Natal aprendendo de forma interativa e dinâmica sobre o meio ambiente, animais e até astronomia. Depois disso, elas dormiram no próprio museu.
A iniciativa foi promovida pelo Museu de Ciências Morfológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), dentro da programação da Semana Nacional de Museus (confira AQUI a programação no RN).
Os 15 estudantes participantes - tanto de escolas públicas quanto particulares - foram selecionados previamente para participar da Noite do Museu.
A diretora da unidade, Simone Gavilan, explicou que a iniciativa faz parte de um projeto de extensão da UFRN e foi promovida em parceria com o IFRN.
"A dinâmica é que as crianças façam rodízio de sala em sala. Sala do mar, sala de biodiversidade e depois a sala de anatomia humana. E assim elas conhecem um pouco de ciências de cada animal e da espécie humana", explicou Simone.
Crianças passam a noite em museu em iniciativa da UFRN — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
As etapas foram feitas de forma dinâmica e interativa para entreter e despertar o conhecimento nos jovens. Os estudantes eram submetidos a sons ambientes e também podiam ver de perto alguns animais e detalhes da anatomia humana.
"Gostei, faria tudo de novo. Eu estava com vergonha, mas agora não estou mais. Eu gostei mais do Pirarucu [peixe], porque ele é um bicho bem grande e bem forte", disse a estudante Maria Evellyn, de 11 anos, que é da Escola Estadual Dr. Manoel Villaça.
As crianças também puderam ver a lua de uma forma diferente, com orientações dos monitores. Além disso, também tiveram a chance de aprender histórias como a da lenda da cobra caninana.
No fim, eles domiram no museu, tiveram um café da manhã também científico e foram para casa por volta das 8h deste sábado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário