Escola foi aberta nesta segunda-feira (20), na Zona Oeste da capital, e terá 160 alunos, inicialmente.
Por g1 RN
Iern inaugurado nesta segunda-feira (20) em Natal — Foto: Sandro Menezes/Governo do RN/Reprodução
O governo do Rio Grande do Norte inaugurou, nesta segunda-feira (20), em Natal, a primeira das 12 unidades previstas para o Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (Iern), que deverá oferecer educação profissional na rede pública do estado.
Inicialmente, o Iern Natal vai oferecer os cursos de técnico em redes de computadores e técnico em química, com um total de 160 matrículas. A nova unidade fica na avenida Capitão-Mor Gouveia, no bairro Bom Pastor, na Zona Oeste da capital.
Segundo o governo, os cursos foram escolhidos pela própria comunidade em processo que incluiu plenárias e audiências públicas envolvendo estudantes, comunidade, lideranças locais e o setor produtivo.
A unidade inaugurada na capital conta com estrutura que inclui 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditório, refeitório, quadra esportiva e ambientes de convivência. O investimento total foi de R$ 12,6 milhões.
“A inauguração do Iern Natal representa um marco significativo na educação profissional do Rio Grande do Norte, preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado”, defendeu Socorro Batista, secretária de Educação.
Segundo a Secretaria de Educação, 70% dos alunos da nova escola são estudantes da própria rede estadual que tiveram desejo de fazer transferencia para a unidade. Outros 30% foram de novas matrículas, oriundas das redes municipal e privada.
Durante a inauguração, a governadora Fátima Bezerra (PT) lembrou que três outras escolas, atualmente em fase de conclusão, vão entrar em funcionamento em breve: a de Campo Grande, no Médio Oeste; Jardim de Piranhas, no Seridó; e Alexandria, no Alto Oeste.
Educação profissional
Segundo o governo do estado, de 2018 a 2023, o número de estudantes matriculados em cursos de educação profissional praticamente dobrou na rede estadual, passando de 5.343 para 10.299. A previsão é de que o estado alcance um total de 13.000 estudantes matriculados em 2024 e 18.000 em 2026. Atualmente, 72 instituições de ensino oferecendo educação profissional no estado.
Em março, o governo do estado informou que três unidades que, a princípio, seriam do Iern, deverão ser cedidas para implantação de mais três campi do IFRN, anunciados pelo governo federal, nas cidades de São Miguel, Umarizal e Touros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário