https://alexandrepfiho.blogspot.com/2023/10/blog-

https://alexandrepfiho.blogspot.com/2023/10/blog-
LEIA A BÍBLIA

HORA EM JERUSALÉM

Powered by DaysPedia.com
Horário Atual em Jerusalém
063654pm
seg, 20 de Abril

REVOLVERMAPS

Total de visualizações de página

VERSÍCULOS DA BÍBLIA SAGRADA

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, 1 Timóteo 2:5 Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. Provérbios 3:13-15

FALANDO NOVAMENTE AO POVO, JESUS DISSE: ''EU SOU A LUZ DO MUNDO. QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM

FALANDO NOVAMENTE AO POVO, JESUS DISSE: ''EU SOU A LUZ DO MUNDO. QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM TREVAS, MAS TERÁ A LUZ DA VIDA. JOÃO 8:12

BLOG ALEXANDREPFILH JESUS A NOSSA PAZ NOTÍCIAS MAIS LIDA DO DIA

ALEXANDREPFILHO CLASSIFICADOS

VENDE - SE CASA GRANDE NO CONJUNTO GRAMORÉ FICA NA RUA PRAÇA IPANEMA NÚMERO 34, NO CONJUNTO GRAMORÉ. BAIRRO LAGOA AZUL, NATAL. RN, PRÓXIMO AO GINÁRIO NÉLIO DIAS, SUPERMERCADOS, GINÁSIO SALESIANO, OUTROS 4 COLÉGIOS ESTADUAL E MUNICIPAL, TERMINAL DE ÔNIBUS. A CASA FICA POR TRÁS DO COLÉGIO MARIA DE LURDES CÂMARA SOUTO, A CASA É GRANDE COM 2 QUARTOS 3 POR 5, COZINHA 4, 5 POR 5 METROS. TODA MURADA, ÁREA DE SERVIÇO, ÁREA EM L, DA FRENTE, QUINTAL GRANDE COM JARDIM COM MUITAS FLÓRIES E MUITO MAIS. PREÇO É NACIONAL APENAS É R$ 100 MIL REAIS. VENHAM RÁPIDO PORQUE A FILA ESTÁ ANDANDO. CONTATO Whatsapp (84) 981517103 É SÓ FALAR COM ALEXANDREPFILHO
Resultado de imagem para windjetes com versículos da bíblia

Postagem em destaque

ALEXANDREPFILHO CLASSIFICADOS

  VENDE - SE CASA  GRANDE NO CONJUNTO GRAMORÉ  FICA NA RUA PRAÇA IPANEMA NÚMERO 34, NO CONJUNTO GRAMORÉ. BAIRRO LAGOA AZUL, NATAL. RN, PRÓXI...

Resultado de imagem para foto da bandeira do brasil

Resultado de imagem para foto da bandeira de israel
''MAS BENDITO É O HOMEM CUJA CONFIANÇA NELE ESTÁ. ELE SERÁ COMO UMA ÁRVORE PLANTADA JUNTO ÀS ÁGUAS E QUE ESTENDE AS SUAS RAÍZES PARA O RIBEIRO. ELA NÃO TEMERÁ QUANDO CHEGAR O CALOR, PORQUE AS SUAS FOLHAS ESTÃO SEMPRE VERDES; NÃO FICARÁ ANSIOSA NO ANO DA SECA NEM DEIXARÁ DAR FRUTO.'' JEREMIAS 17:7,8

SÓ O SENHOR JESUS SALVA

CURA, LIBERTA E TRANSFORMA VIDAS

JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

sábado, 25 de maio de 2024

PRAIA DE PONTA NEGRA TEM 16 VEZES MAIS COLIFORMES FECAIS QUE O ACEITÁVEL, APONTA BOLETIM DE BALNEABILIDADE EM NATAL /RN

 

Por Igor Jácome, g1 RN

 

Praia de Ponta Negra com Morro do Careca ao fundo, em Natal — Foto: Igor Jácome/g1

Praia de Ponta Negra com Morro do Careca ao fundo, em Natal — Foto: Igor Jácome/g1

Um dos principais cartões postais de Natal, a praia de Ponta Negra, tem 16 vezes mais coliformes fecais na água que o limite aceitável pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o que torna os trechos analisados impróprios para o banho neste fim de semana.

Os dados são do boletim de balneabilidade das praias da região metropolitana de Natal, divulgado nesta sexta-feira (24) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

Em dois trechos da praia da Zona Sul da capital, o valor obtido na última amostragem foi de 16 mil coliformes fecais por 100 ml de água, quando o limite é de mil coliformes fecais por 100 ml, segundo o coordenador do programa Água Azul, o geólogo Ronaldo Diniz.

O levantamento tem como base os limites estabelecidos pelo pela Resolução N° 274 do Conama.

"Para classificar a praia como imprópria, a gente usa os resultados de cinco semanas. Se dois ou mais desses cinco resultados possuírem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, essa praia está imprópria. E se na análise mais recente tiver mais de 2.500 coliformes fecais, com apenas esse resultado ela já é classificada como imprópria. Ou seja, a praia está 16 vezes acima do limite de mil e seis vezes acima do limite de 2,5 mil", explica Ronaldo, que coordena o estudo de balneabilidade há 23 anos.

No trecho da Praia de Areia Preta, na Zona Leste da cidade, perto da escadaria de Mãe Luiza, o levantamento semanal encontrou uma contaminação ainda maior: 24.000 coliformes termotolerantes nas amostras de até 100 ml de água - ou seja - um valor 24 vezes maior que o limite de 1 mil coliformes por 100 ml.

Ainda de acordo com Ronaldo, a presença elevada de coliformes fecais em praias da capital e da região metropolitana são causados por diferentes fatores. Porém, no caso de Ponta Negra, ele explica que a suspeita é de instalações irregulares de esgoto em galerias pluviais (que deveriam receber apenas água da chuva), bem como o contrário - ligações de águas da chuva no sistema de esgoto.

"No caso de Ponta Negra, o que nós vemos são um conjunto de ligações clandestinas de águas contaminadas nas galerias pluviais, nas instalações que deveriam conter apenas água da chuva, mas acabam recebendo esgotos não tratados, principalmente doméstico. E às vezes nós temos ligações clandestinas de água de chuva nas ligações de esgoto. A área de Ponta Negra é saneada, então essas instalações não suportam, no período que chove mais, e elas chegam a extravasar pelas tampas vistas ao longo do calçadão. Essa rede fica sobrecarregada e joga tudo diretamente na praia. Essa é a causa mais provável de ter ocorrido em Ponta Negra nesta semana", afirmou.

Em Areia Preta, o professor acredita que o problema também é causado por ligações clandestinas. "Essa água da chuva chega com grande quantidade de esgotos não tratados", pontuou.

Dos 33 pontos de praias e rios da Grande Natal, analisados pelos pesquisadores nesta semana, sete estavam impróprios: seis deles em Natal e um em Nísia Floresta, na região metropolitana. Três dos pontos impróprios na capital foram na praia de Ponta Negra. Veja abaixo:

Trechos e quantidade de coliformes por 100 ml de água na última análise

  • Nísia Floresta/Foz do Rio Pirangi - 1.340 na última análise
  • Natal/Ponta Negra/acesso principal - 16.000 na última análise
  • Natal/Ponta Negra/Rua C.G. Teixeira - Escadaria - 16.000 na última análise
  • Natal/Ponta Negra/Rua R. S. Medeiros - 9.200 na última análise
  • Natal/Via Costeira (Barreira D'Água) - 2.800 na última análise
  • Natal/Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza) - 24.000 na última análise
  • Natal/Redinha (Rio Potengi) - 3.500 na última análise

Nenhum dos pontos analisados nos municípios de Parnamirim e Extremoz, também na região metropolitana, foram considerados impróprios no boletim.

Fonte: G1 RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário