Como tornar a água boa para beber (9 métodos caseiros)
Para tratar a água em casa e torná-la potável se pode usar vários métodos, como fervura, filtragem ou utilização de produtos para desinfecção química, como água sanitária, pastilhas ou iodo. Além disso, deixar a água exposta à luz solar também pode ajudar, pois elimina vírus e bactérias que podem causar doenças.
O tratamento da água em casa é recomendado quando existe suspeita da água estar contaminada, o que pode ocorrer em áreas que não possuem sistemas de tratamento de água, ou depois de uma catástrofe, como enchentes, terremotos ou furacões, por exemplo. Saiba quais os riscos de beber água contaminada.
As técnicas para tratamento da água em casa é de fácil acesso e é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo eficaz na prevenção de várias doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada, como a hepatite A, a cólera ou a febre tifoide. No entanto, não elimina produtos químicos tóxicos, combustíveis ou materiais radioativos presentes na água.
9 formas de deixar a água potável
Algumas formas eficazes para melhorar a qualidade da água e torná-la potável para consumo são:
1. Fervura
Ferver a água é considerado um dos métodos mais seguros para tornar a água potável, pois mata vírus, bactérias ou parasitas presentes na água que podem causar doenças.
Para ferver a água, primeiro deve-se colocar um pano limpo e seco, na abertura do recipiente, para filtrar a água ao adicioná-la no recipiente. Em seguida, retirar o pano e levar a água ao fogo.
Quando a água entrar em ebulição, ou seja, começar a formar bolhas e vapor, deixar fervendo por pelo menos 5 minutos. Em seguida, desligar o fogo e esperar a água esfriar, estando pronta para beber.
A água fervida pode ficar com um sabor desagradável e, para fazer este gosto desaparecer, pode-se pôr uma rodela de limão ou gotas de limão enquanto a água esfria ou arejar a água, o que pode ser feito trocando-a várias vezes de recipiente.
A água fervida pode ser consumida pelo período máximo de 24 horas.
Fonte: Tua Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário