A dieta para o diabético ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, evitando o excesso ou a queda exagerada de açúcar no sangue. O desequilíbrio do açúcar no sangue do diabético pode gerar sintomas como tontura, fraqueza, dor de cabeça e, em casos mais graves, pode causar cegueira, doenças renais ou cardíacas.
Por isso, durante a dieta é importante aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras, já que ajudam a controlar os níveis de glicemia no sangue. Assim como deve-se consumir alimentos de baixo índice glicêmico, que são absorvidos lentamente pelo organismo, equilibrando os níveis de açúcar no sangue. Veja uma lista de alimentos de baixo índice glicêmico.
Por isso, uma vez que a diabetes é diagnosticada, é importante consultar um nutricionista para fazer uma avaliação nutricional completa e elaborar um plano nutricional adequado às necessidades individuais.
Alimentos que podem ser consumidos
Os 20 principais alimentos que os diabéticos podem consumir são:
- Feijão;
- Grão-de-bico;
- Tofu;
- Maçã;
- Pera;
- Tangerina;
- Morango;
- Legumes e verduras: alface, brócolis, abobrinha, tomate, espinafre, couve-flor, berinjela e cenoura;
- Aveia;
- Milho;
- Arroz integral;
- Frango;
- Peixes e frutos do mar;
- Ovos;
- Sementes, como girassol, linhaça, chia, de abóbora;
- Castanha-de-caju;
- Castanha-do-pará;
- Bebidas: água, chás e café sem açúcar;
- Leite e iogurtes desnatados;
- Queijo Minas.
O ideal é comer sempre pequenas porções de alimentos a cada 3 horas, realizando 3 refeições principais e de 2 a 3 lanches por dia (ao meio da manhã, ao meio da tarde e antes de dormir), devendo-se respeitar os horários das refeições.
Leia também: Dieta para diabetes: o que comer e o que evitarO que comer com moderação
Os alimentos que devem ser consumidos com moderação na diabetes são:
- Arroz integral, pão integral, cuscuz, farinha de mandioca, pipoca, ervilha, farinha de milho, batata, abóbora, mandioca, inhame, batata doce, beterraba e nabo;
- Algumas frutas frescas, como melão, mamão, jaca, caqui, pinha e uvas;
- Panquecas integrais preparadas em casa;
- Carnes vermelhas;
- Adoçantes, como sacarina sódica, sucralose e aspartame;
- Azeite de oliva, óleo de linhaça, óleo de abacate e óleo de coco;
- Leite e iogurtes semidesnatados.
Além desses, o chocolate amargo, de preferência com 80% ou mais de cacau, também é permitido na diabetes, mas deve ser consumido com moderação de acordo com a orientação do nutricionista.
Agende uma consulta com o nutricionista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para entender melhor como deve ser a alimentação na diabetes:
Fonte: Tua Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário