Um homem: O início de tudo
O Talmude nos ensina que Adão foi criado individualmente e sozinho para que ninguém da raça humana pudesse alegar ser de maior pedigree do que os outros.
Os rabinos do Talmud nos ensinaram que todos os novos começos são repletos de dificuldades. A parashá desta semana, em seus detalhes do início da existência humana neste planeta, certamente confirma essa observação. Aparentemente, tudo dá errado desde o início. Adão e Chava pecam e são expulsos do Paraíso, Caim mata seu irmão Abel e, em um curto espaço de gerações e tempo, o mundo afunda em um estado de idolatria e depravação moral.
A Torah até permite uma nota de arrependimento, por assim dizer, emanando do próprio D-us em relação à queda da humanidade. É difícil encontrar uma nota de otimismo até o último verso da parashá. Lá, afirma que Noach encontrou favor aos olhos de D-us.
Os rabinos na Mishná declararam que houve dez gerações que se passaram entre Adão e Noach. A mensagem aqui é clara. D-us de alguma forma achou que valia a pena esperar as dez gerações até que a humanidade produzisse um indivíduo que fosse digno o suficiente para começar o mundo de novo a partir dele e de sua progênie.
A Torah aqui nos ensina lições importantes: o valor de um único indivíduo; a paciência e a fortaleza de D-us com a humanidade; e que no esquema das coisas de D-us vale a pena esperar gerações e perseverar para finalmente alcançar um modelo verdadeiramente bom para o comportamento humano. Essas lições são as mensagens principais da parashá e nos fornecem a orientação para visualizar o restante da narrativa da Torah, bem como pontos de vista em nossas próprias vidas pessoais e nacionais.
O Talmude nos ensina que Adão foi criado individualmente e sozinho para que ninguém da raça humana pudesse alegar ser de maior pedigree do que os outros. Uma segunda razão apresentada por estudiosos judeus é que esse fato por si só prova o poder e o valor inerente de um indivíduo. Em um mundo que mal sobreviveu a um século em que centenas de milhões de indivíduos foram considerados inúteis, exceto para servir a um estado ou ideologia todo-poderosa, a Torah vem para reafirmar o valor de uma vida individual.
Cada indivíduo é um Noach em potencial, alguém que pode encontrar favor aos olhos de D-us, por assim dizer, e dar ao mundo um novo e fresco começo. Mas criar tais indivíduos requer paciência requintada de nossa parte. Não podemos ficar consternados com as decepções e fracassos diários que afligem a sociedade e seus líderes. Mesmo que gerações aparentemente falhem em atingir a melhoria desejada do caráter humano, ainda somos convidados a nos esforçar para atingir esse objetivo.
Para isso, também temos as palavras dos rabinos da Mishná: “Não é necessariamente incumbência sua completar o trabalho [de fazer um mundo melhor], mas você também não está livre da tarefa de tentar fazê-lo.” Esta é a lição das dez primeiras gerações da humanidade, conforme registrado na parashá desta semana. Continua sendo a lição para todas as gerações posteriores, incluindo a nossa.
Tradução: Mário Moreno.
Mário Moreno é fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.
*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
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