Processo será realizado por meio do site do órgão estadual. Registro de carros zero pela internet já acontecia desde dezembro de 2023.
Por g1 RN
Vistoria do Departamento de Trânsito do RN — Foto: Detran-RN/Cedida
O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) anunciou que vai liberar a transferência eletrônica de propriedade de veículos usados a partir desta terça-feira (17). Todo o procedimento será feito por meio do site do órgão estadual (aqui).
A nova funcionalidade permite que o registro de mudança de propriedade de veículos usados seja feito de forma online, no momento da venda. O registro de veículos zero-quilômetro já estava em vigor desde dezembro do ano passado.
“Agora a transferência de propriedade de usados será feita pelo próprio cidadão, no conforto da sua casa, sem precisar ir a uma unidade do Detran”, disse o diretor-geral Victor Hugo Fernandes.
De acordo com a Coordenadora de Registro de Veículos do Detran, Isabela Cavalcanti, com a implementação do serviço digital, o processo para transferência de veículos usados terá mais agilidade para conferência de documentação e aprovação de auditorias.
“Assim como já ocorre com os veículos zero-quilômetro, em poucos minutos o processo de veículos usados será auditado e o usuário terá o documento liberado”, destacou a coordenadora.
Para ter acesso à transferência eletrônica de veículo usado é necessário cumprir os seguintes passos:
- fazer a vistoria veicular em qualquer unidade do Detran ou empresa credenciada
- validar ou preencher a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e) no Aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
- acessar o portal de serviços do Detran-RN, fazer login inserindo CPF e senha, em seguida clicar em Veículo / Transferência eletrônica de propriedade/ Iniciar processo de transferência on-line.
- o cidadão deve ler atentamente as instruções, preencher as informações iniciais, verificar o endereço, confirmar os dados do comprador e dados do veículo, marcar os serviços, anexar os documentos em formato PDF e clique em "finalizar processo" e em “imprimir comprovante”.
Em seguida, é preciso voltar ao menu "Meus Veículos", escolher o veículo do processo, verificar a existência de débitos e efetuar todos os pagamentos.
Segundo o Detran, o usuário deve acessar o portal na opção "Meus Veículos", selecionar o veículo do processo e salvar o CRLV-e e o Código de segurança.
"É importante lembrar que o código de segurança ficará disponível apenas por 24 horas após a emissão", informou o órgão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário