Praias de Natal e região metropolitana estão com boa qualidade da água, segundo boletim publicado na sexta-feira (3). Trechos impróprios ficam em rios.
Por g1 RN
Praias estão próprias para banho, mas boletim aponta trechos de rios impróprios no primeiro fim de semana de 2025 no RN — Foto: Caroline Macedo/Idema
O litoral potiguar tem três pontos impróprios para banho no primeiro fim de semana de 2025, segundo o boletim da balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte emitido nesta sexta-feira (3) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).
Os pontos identificados como impróprios são todos ligados aos Rios Pirangi e Pium, na Grande Natal:
- Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim
- Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim
- Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta.
Outros 48 trechos analisados em praias de Natal e da região metropolitana, estão próprios para banho.
No período do verão, o programa de balneabilidade amplia o rol de áreas analisadas. Ao longo do ano, são 33 pontos de coleta, mas, no veraneio são coletadas e classificadas 51 amostras de água em pontos distribuídos em toda a faixa costeira potiguar, de Baía Formosa a Tibau.
A base dos dados analisa a quantidade de coliformes encontrados nas águas, de acordo com a classificação estabelecida na Resolução n.º 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama.
O estudo é uma parceria entre o Idema, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), e faz parte do Programa Água Azul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário