Lugares nos bancos foram marcados devido à pandemia do novo coronavírus. Basílica fica aberta todos os dias, mas não é possível ficar dentro da igreja por muito tempo.
Festa do Carmo: padroeira é celebrada com público reduzido e agendamento para novenário
A Festa do Carmo começou no Recife, mas de maneira diferente da tradicional. As celebrações à padroeira da cidade, devido à pandemia do novo coronavírus, têm, em 2020, público reduzido e menos missas diárias. Além disso, neste ano, não haverá a procissão com a imagem da santa como costuma acontecer sempre no dia 16 de julho (veja vídeo acima).
A imagem peregrina será colocada do lado de fora da Basílica do Carmo,
na região central do Recife, onde os fieis podem adorá-la. As medidas
são para evitar aglomerações e, assim, diminuir o risco de contágio pela
Covid-19.
"Este ano vai ser bem diferente. A igreja está preparada diante desta
pandemia, dando graças a Deus e a Nossa Senhora por ter a oportunidade
de celebrar a festa com a presença dos fieis. A Basílica estará aberta
todos os dias, as pessoas terão acesso à imagem no corredor que vamos
preparar e não poderão ficar dentro da igreja por muito tempo", disse o
frei Rosenildo Alexandre, reitor da Basílica do Carmo.
Basílica do Carmo limitou presença de fiéis e marcou lugares que eles
podem ocupar durante missas em homenagem a Nossa Senhora do Carmo —
Foto: Reprodução/TV Globo
Além dessas, há outras determinações sanitárias: o público em cada
missa é restrito a 30% da capacidade da Basílica do Carmo, ou seja, 120
pessoas. Os bancos são sinalizados para manter o distanciamento entre as
pessoas e o novenário tem agendamento pelo WhatsApp, através do número
(81) 9.9723-9140.
De acordo com o Frei, seguranças e voluntários da Igreja fazem a
fiscalização para evitar que o número exceda o permitido pela
Arquidiocese de Olinda e Recife. Mas ele também apela ao bom senso dos
fieis, que precisam usar máscaras.
"Não vai entrar. Vai estar demarcado o chão lá fora, com
distanciamento. Terminada a entrada de 120 pessoas, a igreja será
encerrada com os seguranças que estão nas portas, com bombeiros,
voluntários. A gente pede para que as pessoas tenham consciência para
entrar só na próxima missa ou no percurso dentro da basílica.
Infelizmente, é uma necessidade", declarou.
O percurso a que ele se refere acontece no intervalo entre as missas e
permite que o fiel entre na igreja e fique diante da imagem peregrina de
Nossa Senhora do Carmo, onde poderá fazer a adoração, orar e realizar
pedidos.
Pernambuco chega a 59.705 infectados e 4.894 mortes por Covid-19
Pernambuco confirmou, na quarta-feira (1º), 847 novos casos da Covid-19, além de 65 óbitos (veja vídeo acima).
Com esse acréscimo, o estado totaliza 59.705 casos confirmados e 4.894
mortes de pacientes com a doença provocada pelo novo coronavírus,
números que começaram a ser registrados em março, no início da pandemia.
Fonte: G1 PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário