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FALANDO NOVAMENTE AO POVO, JESUS DISSE: ''EU SOU A LUZ DO MUNDO. QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM TREVAS, MAS TERÁ A LUZ DA VIDA. JOÃO 8:12

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OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

 

9 fatos sobre a ‘Escada de Jacó’ que devemos conhecer

O episódio em que Jacó vê uma escada que se estende até o céu está registrado no livro de Gênesis, capítulo 28, versículos 10 a 19.

FONTE: GUIAME, MÁRIO MORENOATUALIZADO: SEGUNDA-FEIRA, 27 DE NOVEMBRO DE 2023 ÀS 14:23
Cena da novela Gênesis. (Captura de tela/YouTube/RecordTV)
Cena da novela Gênesis. (Captura de tela/YouTube/RecordTV)

Um dos momentos cruciais na vida de Ia´aqov [Jacó] foi a visão de uma escada com anjos subindo e descendo. Repleto de significado, o sonho e a mensagem de D’us que o acompanha expuseram o destino do próprio Ia´aqov, bem como o da nação que ele seria o pai. Leia 9 fatos sobre a escada de Jacó:

1. Jacó viu a escada enquanto fugia de seu irmão gêmeo

Aos 63 anos, Ia´aqov foi forçado a fugir de seu irmão gêmeo Esaú, que planejava matá-lo por obter as bênçãos de seu pai em seu lugar. Ia´aqov voltou sua atenção para Harã, planejando ficar com seu tio Labão até que a ira de Esaú diminuísse. Foi durante esta viagem de Berseba a Harã que Ia´aqov teve sua famosa visão.

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2. Foi no Monte do Templo

De acordo com o Talmud, Ia´aqov primeiro viajou até Harã, mas ao chegar percebeu que não havia parado para orar no Monte Moriá, o futuro local do Templo Sagrado. Tanto seu pai, Isaque, quanto seu avô Abraão fizeram questão de orar ali, e ele desejava fazer o mesmo.

Ia´aqov começou a refazer seus passos quando, de repente, milagrosamente se viu no terreno sagrado do Monte do Templo. D’us fez o sol se pôr cedo, levando Ia´aqov a passar a noite lá e ter seu sonho extraordinário.

(De acordo com outra tradição, Ia´aqov estava em Berseba naquela época.)

3. Veio com uma promessa divina

Enquanto dormia, Ia´aqov sonhou com uma escada que se estendia do chão até o céu, com anjos subindo e descendo. D’us então apareceu a ele e lhe deu três garantias:

- A terra de Canaã seria dada aos descendentes de Ia´aqov.

- Os descendentes de Ia´aqov seriam generalizados e numerosos e seriam uma fonte de bênçãos para todas as nações do mundo.

- D’us acompanharia Ia´aqov e o protegeria durante a difícil jornada que estava por vir.

4. É a única escada mencionada nas Escrituras

Embora as escadas sejam frequentemente mencionadas na Mishná e no Talmud, esta é a única aparição do dispositivo de escalada nos 24 livros da Bíblia. Talvez isto sirva para realçar a mensagem única do sonho de Ia´aqov e o seu significado intemporal.

5. Estendeu-se por toda a Terra de Israel

O Midrash descreve que quando Ia´aqov imaginou a escada em seu sonho, ele a viu estendendo-se por toda a extensão da Terra de Israel. Duas opiniões são citadas quanto às suas dimensões exatas. De acordo com uma tradição, sua base estava em Berseba e sua cabeça estava posicionada em frente ao Monte do Templo, enquanto outras tradições colocam sua base no Monte do Templo e sua cabeça acima de Bete El. De acordo com ainda uma terceira tradição, sua base estava em Berseba, seu ponto médio estava voltado para o Monte do Templo e sua cabeceira estava oposta a Bete El.

6. Alguns entendem que é uma alusão ao Monte Sinai

Com esta visão, D’us mostrou a Ia´aqov vários marcos importantes que seriam fundamentais na história de seus filhos, o Povo Judeu. De acordo com uma interpretação Midrashica, a escada representa o Monte Sinai. (O valor numérico do Sinai [סיני] é 130, o mesmo que sulam [סלם], “escada” em hebraico.) Os anjos são uma referência a Moshe e Arão, que subiram e desceram o Monte Sinai. D’us estava prevendo assim as grandes alturas que os filhos de Ia´aqov alcançariam ao estudarem a Torah e guardarem seus mandamentos.

7. Outros veem isso como uma garantia de proteção

Outra tradição vê a viagem de Ia´aqov a Harã como representativa do futuro exílio da nação judaica. Entre as muitas tribulações que os descendentes de Ia´aqov enfrentariam estava a imagem idólatra erguida por Nabucodonosor, que ele tentou forçá-los a adorar. Isto é sugerido pela escada no sonho de Ia´aqov: as letras hebraicas de sulam (סלם) podem ser reorganizadas para soletrar “imagem” (semel, סמל).

Os anjos na escada fazem alusão a Chananias, Misael e Azarias que desafiaram o monarca maligno e foram jogados em uma fornalha ardente, saindo milagrosamente ilesos. D’us estava assim assegurando a Ia´aqov que ele protegeria sua progênie durante seu longo e difícil exílio.

8. Também simboliza exílio e redenção

Os rabinos explicam que Ia´aqov viu quatro anjos subindo a escada, representando as quatro nações que submeteriam os judeus ao exílio: Babilônia, Média, Grécia e Roma. Os três primeiros retornaram à Terra após um número específico de degraus, simbolizando a duração relativamente curta de seus exílios. Mas, para consternação de Ia´aqov, ele não viu o anjo de Roma descer – simbolizando a tortuosa duração do atual exílio.

Angustiado, Ia´aqov gritou: “Isso significa que nunca descerá?!” D’us respondeu: “Não importa quão alto suba, farei com que caia”. A mensagem de D’us a Ia´aqov não poderia ser mais oportuna: As tribulações do exílio terminarão muito em breve, com a vinda de Mashiach rapidamente em nossos dias.

9. A tradição judaica vê isso como um modelo para oração

O Zohar, a obra seminal da Cabalá, ensina que a escada no sonho de Ia´aqov simboliza o ato de oração. Muito parecido com uma escada, a oração liga o reino terreno com D’us no céu. É o meio pelo qual uma pessoa, embora fundamentada no mundano, pode elevar-se e conectar-se com D’us.

O serviço de oração consiste em várias seções, cada uma comparada a um degrau da escada. Sob esta luz, a oração é uma jornada que aproxima você cada vez mais de D’us, um passo de cada vez. O ponto mais alto é a oração da Amidá, quando você fica na presença imediata de D’us e fala diretamente com Ele.

Tradução: Mário Moreno.

Rav. Mário Moreno é fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Abraão e Sara: Todo o bem que foi feito

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