Alvirrubro não vence o estadual de forma direta há 42 anos. Marquinhos Santos lembra também que último bicampeonato do clube foi há quase 10 anos
Por Redação do ge — Natal
Dono da melhor campanha do Campeonato Potiguar, campeão do primeiro turno, classificado para as semifinais do returno e invicto há 12 jogos. O América-RN vive o melhor momento na temporada e o técnico Marquinhos Santos projeta uma rota mais curta e direta para o título estadual. Na competição, são 11 partidas disputadas, com seis vitórias e cinco empates.
- Estamos a três jogos de conquistar um título estadual, e de um bicampeonato que não acontece há quase 10 anos - lembrou Marquinhos Santos na entrevista coletiva após a vitória sobre o Força e Luz.
Dois jogos estão garantidos nestas contas: contra o Potiguar de Mossoró, na quarta-feira, pela última rodada, e a semifinal do returno, com adversário a definir, a depender dos confrontos. No caso de classificação, a final será a terceira partida. Se vencer a decisão do returno, é campeão estadual de forma direta.
E curiosidade: o América não vence o estadual de forma direta desde 1982, quando conquistou os três turnos disputados na oportunidade. O mesmo ano foi o último em que foi campeão invicto, o que pode ser repetido em 2024.
Sobre o bicampeonato citado por Marquinhos, o último foi em 2014/2015 (relembre aqui).
O treinador também foi questionado sobre os possíveis duelos da semifinal e destacou que não pode escolher adversário.
- Nós temos que fazer a nossa parte. Respeitamos todos os adversários. Tem sido assim desde o primeiro amistoso. A minha postura é essa, com humildade, com os pés no chão, respeitando todos os adversários e temos que jogar. Independente de quem venha, para se conquistar o título, você tem que sair com a vitória (...) Agora, qualquer equipe que entre nessa fase semifinal e final são postulantes ao título. Não podemos desmerecer nenhuma equipe, nenhum trabalho - falou o treinador, que elogiou os colegas João Paulo Oliveira e Marcelinho Paraíba, comandantes de Santa Cruz de Natal e Baraúnas.
Invencibilidade
A última derrota do América na temporada foi para o Bahia, por 3 a 0, pela terceira rodada da Copa do Nordeste, no dia 15 de fevereiro. Marquinhos Santos destacou em coletiva que a sequência positiva não é levada para o "vestiário".
- São 12 jogos sem perder, mas a gente tem pensado muito jogo a jogo. Não temos levado isso para dentro do vestiário até para não trazer uma responsabilidade maior, mesmo sabendo que é um número que há muito tempo não acontecia pelo América, mas nós temos que focar naquilo que se faz necessário, que é a conquista do título estadual - comentou.
Sequência invicta do América-RN
- 21/2 - Costa Rica-MS 1 x 2 América (Copa do Brasil)
- 25/2 - América 3 x 0 Baraúnas (Campeonato Potiguar)
- 28/2 - América 2 x 2 Treze (Copa do Nordeste)
- 3/3 - América 0 (4) x (2) 0 ABC (Campeonato Potiguar - final do pimeiro turno)
- 6/3 - Juazeirense 1 x 2 América (Copa do Nordeste)
- 10/3 - Baraúnas 0 x 0 América (Campeonato Potiguar)
- 13/3 - América 3 x 0 São Luiz-RS (Copa do Brasil)
- 17/3 - América 0 x 0 ABC (Campeonato Potiguar)
- 20/3 - América 1 x 0 ABC (Copa do Nordeste)
- 23/3 - Altos 1 x 1 América-RN (Copa do Nordeste)
- 27/3 - América-RN 1 x 0 Náutico (Copa do Nordeste)
- 30/3 - Força e Luz 1 x 4 América-RN (Campeonato Potiguar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário