Cidade teve registro de quedas de árvores, abertura de cratera e alagamento em área da engorda de Ponta Negra.
Por g1 RN
Cratera aberta na calçada na margem do canal do Baldo — Foto: Philipe Salvador/Inter TV Cabugi
Fortes chuvas caíram sobre Natal entre a noite de quarta-feira (5) e madrugada desta quinta-feira (6). Em 12 horas, a capital potiguar registrou 50 milímetros de chuva, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). O esperado de chuvas para todo o mês de fevereiro em Natal, segundo o órgão, é de 100 milímetros.
Na medição pluviométrica, cada milímetro de água significa um litro por metro quadrado. Ou seja, na região medida, a chuva acumulou cerca de 50 litros de água por metro quadrado.
O volume de água causou prejuízos na cidade. O Corpo de Bombeiros registrou três quedas de árvores, no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste, na Cidade Alta e em Tirol, na Zona Leste.
Em Tirol, uma árvore de grande porte caiu sobre a Avenida Hermes da Fonseca, uma das principais vias da cidade. A avenida ficou totalmente interditada durante a madrugada. Segundo o Corpo de Bombeiros, o trabalho de remoção durou cerca de duas horas e foi concluído no início da manhã.
LEIA MAIS:
Árvore que caiu durante a madrugada na avenida Hermes da Fonseca, em Natal — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Ainda no bairro Tirol, uma cratera se abriu na calçada da avenida Juvenal Lamartine, às margens do Canal do Baldo. Parte de uma passarela também cedeu sobre o canal. O trecho foi interditado pelos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana.
Na praia de Ponta Negra, a água ficou acumulada sobre a areia na área alargada. O problema tem sido registrado desde o início da obra, nas ocasiões em que chove no local e a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo afirma que executa uma obra de drenagem na região.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) informou que esses "espelhos d'água" que estão se formando na praia de Ponta Negra, na faixa da engorda, estão ocorrendo conforme previsto no projeto. "É importante dizer que a drenagem de Ponta Negra sempre desceu para a praia. Anteriormente ela desaguava direto no mar. Agora, com a faixa engordada, ela vai acumular na praia, na areia e infiltrar naturalmente. Então, a população precisa estar ciente que esse acúmulo de água é importante ocorrer", diz a nota.
Alagamento na faixa de areia alargada da praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
No conjunto Panatis, na Zona Norte de Natal, a lagoa de captação transbordou durante a madrugada e e água tomou a Rua Pacajus, Panatis. Segundo os moradores, por pouco a água não invadiu os imóveis.
No início da manhã, a água já havia baixado, mas ainda era possível ver a marca deixada nos muros dos imóveis. Outra marca do alagamento foi a sujeira deixada na rua, como restos de galhos levados pela água.
Sujeira deixada na rua Pacajus após água da lagoa transbordar — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi
Em nota, a Secretaria de Infraestrutura de Natal informou que enviou todas as equipes para as ruas a fim de atendendo as ocorrências.
"Para os locais já identificados como pontos criticos de alagamento, já foram encaminhados caminhões para desobstrução dos canais", informou a pasta.
Em relação à cratera no bairro Tirol, "equipes já se encontram no local pra minimizar os danos", disse a Seinfra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário