TV DIGITAL
Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta
publicado: 27/11/2018 18h10, última modificação: 27/11/2018 18h59
Beneficiários de programas sociais têm direito ao kit composto por antena e conversor - Foto: Valter Campanato/Agência Brasília
O sinal analógico de TV será desligado em municípios do Sul e do Sudeste a partir desta quarta-feira (28). Em cidades do oeste do Paraná e do sul do Rio Grande do Sul, a interrupção será totalmente feita amanhã. Já no interior do Rio de Janeiro e de São Paulo, o desligamento ocorre de maneira gradual e vai até 12 de dezembro.
Para que o sinal analógico seja desligado, é necessário que pelo menos 90% da população tenha acesso ao sinal digital. O índice já foi alcançado no oeste paranaense (92%) e no sul gaúcho (90%). Já no interior de São Paulo e do Rio de Janeiro, locais em que o percentual é de 89% e 87%, respectivamente, a expectativa é de que o número exigido seja completado nesta quarta-feira, segundo estimativa de pesquisa Ibope Inteligência.
O desligamento do sinal analógico vai liberar a faixa de 700 MHz, que passará a ser utilizada na expansão do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G).
Programas sociais
Um kit gratuito, composto por antena e conversor, está disponível a todos os beneficiários de programas sociais do governo federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica. O agendamento da retirada desses equipamentos pode ser feito pelo site Seja Digital ou pelo telefone 147.
Fonte: Anatel
Nenhum comentário:
Postar um comentário