https://alexandrepfiho.blogspot.com/2023/10/blog-

https://alexandrepfiho.blogspot.com/2023/10/blog-
LEIA A BÍBLIA

HORA EM JERUSALÉM

Powered by DaysPedia.com
Horário Atual em Jerusalém
063654pm
seg, 20 de Abril

REVOLVERMAPS

Total de visualizações de página

VERSÍCULOS DA BÍBLIA SAGRADA

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, 1 Timóteo 2:5 Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. Provérbios 3:13-15

FALANDO NOVAMENTE AO POVO, JESUS DISSE: ''EU SOU A LUZ DO MUNDO. QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM

FALANDO NOVAMENTE AO POVO, JESUS DISSE: ''EU SOU A LUZ DO MUNDO. QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM TREVAS, MAS TERÁ A LUZ DA VIDA. JOÃO 8:12

BLOG ALEXANDREPFILH JESUS A NOSSA PAZ NOTÍCIAS MAIS LIDA DO DIA

Resultado de imagem para windjetes com versículos da bíblia

Postagem em destaque

DETRAN SUSPENDE RENOVAÇÃO DE CNH POR PROBLEMAS COM SISTEMA DE BIOMETRIA; VEJA OUTROS SERVIÇOS AFETADOS EM NATAL /RN

  Exames teóricos para CNH também estão entre serviços suspensos, enquanto os práticos foram mantidos pelo órgão, que não deu previsão para ...

Resultado de imagem para foto da bandeira do brasil

Resultado de imagem para foto da bandeira de israel
''MAS BENDITO É O HOMEM CUJA CONFIANÇA NELE ESTÁ. ELE SERÁ COMO UMA ÁRVORE PLANTADA JUNTO ÀS ÁGUAS E QUE ESTENDE AS SUAS RAÍZES PARA O RIBEIRO. ELA NÃO TEMERÁ QUANDO CHEGAR O CALOR, PORQUE AS SUAS FOLHAS ESTÃO SEMPRE VERDES; NÃO FICARÁ ANSIOSA NO ANO DA SECA NEM DEIXARÁ DAR FRUTO.'' JEREMIAS 17:7,8

SÓ O SENHOR JESUS SALVA

CURA, LIBERTA E TRANSFORMA VIDAS

JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

sábado, 16 de dezembro de 2023

NATAL ANUNCIA IMPLANTAÇÃO DE MÉTODO QUE USA O PRÓPRIO MOSQUITO AEDES AEGYPTI NO COMBATE À DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA; ENTENDA

 

Por g1 RN

 


Mosquitos com Wolbachia  — Foto: TV Morena/Reprodução

Mosquitos com Wolbachia — Foto: TV Morena/Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal anunciou a implantação de um método que usa o próprio mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, zika e chikungunya - para combater a disseminação das doenças, a partir de 2024.

O método Wolbachia, anunciado pelo município, funciona com a liberação na natureza de mosquitos com uma bactéria que dá nome ao método.

Segundo a pasta, o Wolbachia é um microrganismo intracelular presente em cerca de 50% dos insetos e que impede a transmissão dos vírus, mas não era encontrado no Aedes aegypti.

A proposta do método é que esses insetos com a bactéria se reproduzam com os Aedes aegypti locais, criando uma população destes mosquitos, todos com Wolbachia, e incapazes de desenvolver e transmitir o vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela.

“Essa é uma metodologia que já foi utilizada em outros municípios, como Niterói, por exemplo, e apresentou uma redução preliminar de 75% nos casos das doenças no território. Estamos empolgados que agora esse método possa ajudar a combater as arboviroses em Natal.”, afirmou o secretário municipal de saúde, George Antunes.

Chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Natal, Jan Pierre Araújo, explicou que o microrganismo impede que as arboviroses se desenvolvam, o que reduz a transmissão das doenças.

"Se um macho com a Wolbachia acasalar com uma fêmea que não possui o microorganismo, os ovos que dela não irão eclodir, já se a fêmea com Wolbachia acasalar com um macho sem o microorganismo, ou com um macho que o possua, toda sua prole vai nascer com a bactéria, e por consequência não conseguirão desenvolver as doenças, diminuindo assim a transmitir as arboviroses para os humanos”, explica Jan Pierre Araújo,

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da capital potiguar participou de uma reunião de implementação do método Wolbachia, com o Ministério da Saúde. Durante o encontro, a equipe local apresentou o cenário epidemiológico de Natal e recebeu visita nas instalações de controle vetorial.

Ainda segundo a SMS, o método é uma estratégia complementar às ações de vigilância e prevenção de arboviroses do município, como do Levantamento Rápido de Índices para Aedes (LIRA), método onde o agente vai às residências para identificar o depósito foco de vetor predominante naquela região.

Outra técnica usada no município envolve as ovitrampas, armadilhas que ajudam no monitoramento e controle dos mosquitos que podem causar arboviroses. A tecnologia é utilizada desde 2015 no município e, a partir deste ano, serve como referência de metodologia de monitoramento em todo o país, no programa nacional de vigilância das arboviroses do Ministério da Saúde.

Fonte: G1 RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário