Por: REDAÇÃO
O Curso de Perícia em Incêndios Florestais realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso foi concluído na sexta-feira (28), em cerimônia realizada no auditório da Polícia Federal, em Cuiabá. A qualificação em perícia de incêndios florestais visa desenvolver uma área ainda deficiente na gestão do fogo em Mato Grosso. que é a responsabilização.
Divulgação
Entre os 21 concluintes estão sete peritos da Perícia de Identificação Técnica Oficial de Mato Grosso (Politec) e um bombeiro de Minas Gerais. Segundo o tenente do CBMMG, Leonan Soares, o curso com a corporação de Mato Grosso é uma oportunidade de receber conhecimento técnico dos bombeiros que são a maior referência em Incêndio Florestal no país.
A coordenadora do curso, major Jusciery Rodrigues, destacou a importância da integração da corporação para que um curso como esse aconteça. “Há militares aqui de várias cidades do estado, longe das suas casas por uma semana. Isso requer planejamento pessoal e institucional”. Foram 44 horas de aula em que os alunos aprenderam sobre investigação e confecção de laudo pericial de Incêndios Florestais.
A perícia de incêndios florestais é uma das atribuições do Corpo de Bombeiros Militar. Segundo o coronel Silvio Bernardes o fogo e suas consequências “são os principais inimigos da saúde dos mato-grossenses”. O coronel ainda parabenizou o comandante que tornou o curso possível. O secretário executivo do Comitê do Fogo, coronel Paulo Barroso, que já comandou o Batalhão de Emergências Ambientais, afirmou que a defesa do meio ambiente é a extensão da missão do Corpo de Bombeiros (vidas alheias e riquezas salvar) a todas as formas de vida do planeta. “Com essa turma temos 88 bombeiros aptos a realizarem perícia e ainda teremos o apoio dos peritos da Politec”, disse Barroso.
Os peritos da Politec compõem a Gerência de Perícias em Meio Ambiente. Rosângela Ventura, titular da gerência, conta que o setor é responsável pelos laudos técnicos de crimes ambientais. Os órgãos de Segurança Pública têm atuado em ações táticas nas Operações Abafa, realizadas em regiões de grandes sinistros ambientais. As operações atuam de forma preventiva e punitiva em qualquer lugar do estado.
Alexandrepfilho Via Híper Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário