A Rampa é um conjunto de edificações construídas entre as décadas de 30 e 40, nos arredores de Natal, capital do Rio Grande do Norte, que ajudaram e fizeram parte direta da história da aviação mundial. Apesar de ter recebido figuras importantes como o piloto norte-americano, Charles Lindbergh – o primeiro a cruzar o oceano Atlântico numa aeronave em 1927 – a Rampa ganhou notorieadade no início dos anos 40, quando os primeiros hidroaviões começaram a utilizar o local como base militar. Vista da área denominada "Rampa", em 1943.
Contudo, as primeiras aeronaves a pousar regularmente no rio Potengi, em Natal, foram as da empresa Nyrba Air Lines (New York / Rio de Janeiro / Buenos Aires), em janeiro de 1930, vindas dos Estados Unidos. Os aviões ficavam atracados em flutuadores montados próximos às margens do rio. Neste mesmo ano, a empresa é substituída pela Pan America Air Lines, a Pan Am. Anos depois, estima-se que em 1934, a Panair - subsidiária Pan Am no Brasil - melhora a estrutura de flutuadores, evoluindo para uma atracação fixa, erguida num terreno cedido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte O local da construção era conhecido como montagem por estar numa área de apoio para a construção do Porto de Natal e montagem de embarcações. Primeiro, fizeram uma pequena estação, entre a rua e o rio, com um píer de concreto que ainda resiste nos dias de hoje. Este local servia como sala de embarque e desembarque, com o letreiro Panair na fachada. Na mesma época, os alemães também utilizaram o local, inicialmente, como ponto de apoio para aviões de transporte e postagem, e com o desenvolvimento da aviação e Natal sendo considerado cada vez mais um ponto estratégico, empresas como a Lufthansa e o Syndicato Condor também passaram a operar regularmente na Rampa. |
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