https://alexandrepfiho.blogspot.com/2023/10/blog-

https://alexandrepfiho.blogspot.com/2023/10/blog-
LEIA A BÍBLIA

HORA EM JERUSALÉM

Powered by DaysPedia.com
Horário Atual em Jerusalém
063654pm
seg, 20 de Abril

REVOLVERMAPS

Total de visualizações de página

VERSÍCULOS DA BÍBLIA SAGRADA

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, 1 Timóteo 2:5 Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. Provérbios 3:13-15

FALANDO NOVAMENTE AO POVO, JESUS DISSE: ''EU SOU A LUZ DO MUNDO. QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM

FALANDO NOVAMENTE AO POVO, JESUS DISSE: ''EU SOU A LUZ DO MUNDO. QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM TREVAS, MAS TERÁ A LUZ DA VIDA. JOÃO 8:12

BLOG ALEXANDREPFILH JESUS A NOSSA PAZ NOTÍCIAS MAIS LIDA DO DIA

Resultado de imagem para windjetes com versículos da bíblia

Postagem em destaque

SENHOR ALEXANDREPFILHO COMENTA!

MEU MUITO BOA TARDE AOS AMIGOS IRMÃOS E AMIGAS IRMÃS EM CRISTO JESUS DO BRASIL E DO MUNDO QUERO AGRADECER DO MEU FUNDO DO CORAÇÃO MEU MUITO ...

Resultado de imagem para foto da bandeira do brasil

Resultado de imagem para foto da bandeira de israel
''MAS BENDITO É O HOMEM CUJA CONFIANÇA NELE ESTÁ. ELE SERÁ COMO UMA ÁRVORE PLANTADA JUNTO ÀS ÁGUAS E QUE ESTENDE AS SUAS RAÍZES PARA O RIBEIRO. ELA NÃO TEMERÁ QUANDO CHEGAR O CALOR, PORQUE AS SUAS FOLHAS ESTÃO SEMPRE VERDES; NÃO FICARÁ ANSIOSA NO ANO DA SECA NEM DEIXARÁ DAR FRUTO.'' JEREMIAS 17:7,8

SÓ O SENHOR JESUS SALVA

CURA, LIBERTA E TRANSFORMA VIDAS

JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

quinta-feira, 6 de abril de 2023

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

 

“Jesus não celebrou a Páscoa com ovos e coelhos”, lembra rabino sobre a data

De acordo com os estudiosos Mario Moreno e Matheus Zandona, os cristãos deveriam comemorar a Páscoa com um jantar em família, como na Igreja Primitiva.

FONTE: GUIAMEATUALIZADO: QUARTA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2023 ÀS 10:30
Judeus comemoram o Pessach. (Foto representativa: Unsplash/Christopher Paul High)
Judeus comemoram o Pessach. (Foto representativa: Unsplash/Christopher Paul High)

O Pessach, que é a Páscoa judaica, começa nesta quarta-feira (5) e vai até o dia 13 de abril. E quais os pontos de conexão entre a celebração judaica e a cristã? Os rabinos messiânicos Mário Moreno e Matheus Zandona respondem.

De acordo com o rabino Mário Moreno, em entrevista ao Guiame, a “Páscoa” (palavra que vem do hebraico Pessach) significa “passar por cima” ou passagem. 

A Páscoa, no Antigo Testamento, era uma festa de comemoração pela passagem do povo de Israel do Egito à Terra Prometida ou ainda da escravidão para a liberdade.

No Novo Testamento, a Páscoa foi ressignificada através da passagem de Jesus Cristo nesta terra, vindo como o Salvador do mundo. Isso não anula a antiga Páscoa dos judeus, mas passa a ter um novo sentido para aqueles que abraçam Jesus como o Messias. 

Conexão entre Judaísmo e Cristianismo

Desde o Antigo até o Novo Testamento, há uma figura que faz conexão entre as duas religiões: o cordeiro”, lembra o rabino.

“A primeira celebração da Páscoa ocorreu há 3.500 anos, quando cada família hebraica sacrificou um cordeiro e molhou os umbrais das portas com o sangue do animal, para que seus primogênitos não fossem mortos pela décima praga enviada ao Egito”, explicou.

“Já no Novo Testamento, Jesus deu um novo significado à refeição pascal durante a Última Ceia. Ele identificou o pão como sendo seu corpo, que logo seria sacrificado, e o vinho como sendo seu sangue, que seria derramado na cruz. Cristo se tornou o sacrifício do cordeiro pascal”, continuou.

O rabino resume que “o cordeiro é uma figura de redenção desde o pecado original até a redenção de Cristo”.

“Yeshua tinha a necessidade de morrer como um cordeiro para que Ele pudesse trazer redenção para a humanidade, porque sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados”, acrescentou.

E a Páscoa com coelhos e ovos?

De acordo com Moreno, no primeiro século, a igreja primitiva comemorava a Páscoa judaica, pois a maioria de seus membros eram judeus. Evidências de mudanças simbólicas na celebração começam a aparecer na metade do século II.

Depois que a Páscoa foi instituída pela Igreja Católica durante o Concílio de Nicéia, em 325 d.C., o cristianismo apropriou-se de inúmeras tradições de povos pagãos. A festa cristã era realizada na mesma época que os povos germânicos e celtas prestavam culto à deusa germânica Eostern, também chamada de Ostara.

Veja a entrevista completa:

Então, as comemorações acabaram se misturando. Um dos elementos atribuídos por estes povos são os ovos e o coelho, vistos como símbolos de fertilidade.

“A partir disso, nós temos essa conexão — que é maligna — onde se faz ovos e coelhos de chocolate para simbolizar Pessach, que é algo totalmente diferente daquilo que a Páscoa judaica propõe”, disse.

“Em Pessach não temos doces, mas sim ervas amargas para remeter ao cativeiro e tudo o que o povo de Israel passou. O paganismo entra para quebrar essa visão de que o povo de Israel sofreu para sair do cativeiro”, esclareceu o rabino.

Moreno acredita que a interpretação equivocada das igrejas evangélicas sobre a Páscoa bíblica deve-se ao afastamento do teólogo Martinho Lutero dos simbolismos judaicos, que se perpetuou após a Reforma Protestante.

Como os cristãos devem comemorar a Páscoa?

De acordo com o professor Matheus Zandona, judeu messiânico e vice-presidente do Ministério Ensinando de Sião, judeus e não-judeus devem celebrar a Páscoa como um memorial estabelecido por Deus, conforme 1 Coríntios 5.8.

Yeshua não apenas é morto na Páscoa, mas ele simboliza o próprio cordeiro pascal que tira o pecado do mundo e cujo sangue nos liberta, nos resgata da escravidão do pecado e nos sela como Seus filhos”, afirma Zandona.

“Não se pode entender a obra da cruz sem o conhecimento dessa que é a mais simbólica das Festas de Deus. Páscoa fala de nossa libertação para servirmos a Deus”, ele resumiu.

Segundo o livro de Êxodo, a Páscoa deveria ser celebrada com um jantar familiar, onde um cordeiro seria assado e comido por todos: “No jantar também deveria ter pão asmo (ou sem fermento) e ervas amargas”. 

“O pão sem fermento nos ajuda a lembrar que na noite da Páscoa no Egito, comemos às pressas e o pão não teve tempo de fermentar. As ervas amargas nos lembram de como nossa vida era amarga quando éramos escravos de Faraó”, especificou. 

“Os cristãos de hoje deveriam seguir o exemplo dos primeiros cristãos, realizando em suas igrejas e em suas famílias um jantar festivo, para lembrar que Yeshua nos resgatou com mão forte das garras do inimigo e da escravidão do pecado”, acrescentou.

“Ele nos fez nova criatura sem o fermento do pecado. Deveríamos todos celebrar neste dia como o sangue do Messias foi derramado por nós, nos marcando e nos consagrando a Deus”, concluiu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário