OTIMISMO EM ALTA
Dados da Fundação Getulio Vargas indicam que consumidores estão mais confiantes na situação atual do País e no futuro
publicado: 25/01/2019 12h49, última modificação: 25/01/2019 12h49
Situação financeira melhor, recuperação do mercado de trabalho e queda da inflação puxaram o otimismo - Foto: Tony Winston/Agência Brasília
Os brasileiros estão cada vez mais otimistas. Dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostram que o Índice de Confiança do Consumidor alcançou 96,6 pontos, o maior nível desde fevereiro de 2014, quando estava em 97,3 pontos. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (25).
Segundo a pesquisa da instituição, o indicador cresceu 3,6 pontos frente a dezembro e 8 pontos comparado a janeiro do ano passado. "O ano de 2019 começa com boas notícias sobre a ótica dos consumidores. A recuperação da confiança nos últimos quatro meses é reflexo de perspectivas mais otimistas sobre a economia", afirmou a coordenadora da Sondagem do Consumidor, Viviane Seda Bittencourt.
Renda das famílias
Ela explicou que o otimismo tem sido impulsionado pela recuperação financeira das famílias, melhora do mercado de trabalho e da inflação. Viviane afirmou que a expectativa é de que o cenário continue favorável. "Aos poucos, os consumidores começam a perceber a melhora do mercado de trabalho, ajustar seu orçamento doméstico e reduzir o nível de endividamento", disse.
De acordo com a pesquisa, os consumidores estão mais otimistas tanto com o cenário atual quanto com a perspectiva para os próximos meses. As famílias com renda de até R$ 2,1 mil foram as que registraram maior crescimento de otimismo.
Fonte: Governo do Brasil, com informações da FGV
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