Medidas
Uma das orientações pede que se evite aperto de mão durante acolhida dos fiéis
A Arquidiocese de Natal divulgou nesta sexta-feira (28) algumas recomendações às paróquias da capital com o objetivo de prevenir o contágio de fiéis com o novo coronavírus (Covid-19). Na última quarta-feira (28), o Brasil registrou o primeiro caso – um homem de 61 anos, do estado de São Paulo. No RN, são seis casos suspeitos até o momento.
Dentre as recomendações da Arquidiocese, estão evitar o aperto de mão durante a acolhida dos fiéis; não dar as mãos ao rezar o Pai-Nosso; omitir o abraço da paz e distribuir a comunhão somente sob uma espécie e diretamente nas mãos das pessoas.
Segundo a Arquidiocese de Natal, a “responsabilidade de evitar situações e circunstâncias que facilitem o contágio (da infecção)” é de todos.
Sesap
Nesta quinta-feira (27), a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) também divulgou medidas para que a população evite ações que podem resultar em contato com o coronavírus. Confira:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, com duração mínima de 20 segundos. Na indisponibilidade de água e sabão, utilizar álcool-gel a 70%;
- Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com lenço de papel descartável, jogando-o no lixo após o uso;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, pratos ou garrafas);
- Evitar aglomeração de pessoas;
- Evitar contato com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
- Evitar viagens a países com transmissão local do vírus neste momento e se possível evitar locais com casos suspeitos da doença.
- Alexandrepfilho Via Agora RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário