Estação marca período chuvoso no litoral do estado, que deverá chegar a temperaturas mínimas de 21º, segundo a Emparn.
Por G1 RN
Chuva em Natal (Arquivo) — Foto: Pedro Vitorino/Cedida
O inverno no hemisfério sul começou às 0h32 desta segunda-feira (21) e o Rio Grande do Norte tem previsão de redução das temperaturas, no período, especialmente nas regiões serranas. A estação termina em 22 de setembro às 16h21.
No primeiro dia de inverno, Natal amanheceu com o céu nublado, com chuvas isoladas, porém com temperaturas máximas de até 31º graus e mínimas de 23º, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com Gilmar Bristot, chefe do setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), as temperaturas deverão cair nos próximos meses, e poderão ficar abaixo dos 18º Celsius nas regiões serranas do estado.
Ainda de acordo com o especialista, o período é marcado com a maior ocorrência de chuvas na faixa litorânea e o início do período seco no interior do estado.
Bristot constatou que o início da estação chuvosa, em junho, teve chuvas abaixo do normal, porém a expectativa é de normalização, com maiores volumes esperados partir da última semana do mês, seguindo até agosto.
“A expectativa é que as condições de chuva deverão normalizar na última semana de junho, e seguir em julho e agosto com chuvas regulares. Isso deverá trazer uma diminuição das temperaturas, com mínimas que deverão ficar entre em torno de 21º no litoral”, analisou.
Previsão de volume médios de chuvas para o período de junho a setembro de 2021.
- Oeste- 85,1 mm
- Central- 73,0 mm
- Agreste- 226,9 mm
- Leste- 506,5 mm
Nordeste
Segundo o Inmet, a previsão indica que as temperaturas ficarão próximas e acima da média em grande parte da região, exceto no centro-leste da Bahia – onde as temperaturas previstas podem ficar ligeiramente abaixo da média em setembro.
Em algumas áreas – como o norte do Maranhão e do Ceará, leste do Rio Grande do Norte e da Paraíba – as chuvas em julho poderão ocorrer ligeiramente acima da média.
Fonte: G1 RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário