https://alexandrepfiho.blogspot.com/2023/10/blog-

https://alexandrepfiho.blogspot.com/2023/10/blog-
LEIA A BÍBLIA

HORA EM JERUSALÉM

Powered by DaysPedia.com
Horário Atual em Jerusalém
063654pm
seg, 20 de Abril

REVOLVERMAPS

Total de visualizações de página

VERSÍCULOS DA BÍBLIA SAGRADA

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, 1 Timóteo 2:5 Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. Provérbios 3:13-15

FALANDO NOVAMENTE AO POVO, JESUS DISSE: ''EU SOU A LUZ DO MUNDO. QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM

FALANDO NOVAMENTE AO POVO, JESUS DISSE: ''EU SOU A LUZ DO MUNDO. QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM TREVAS, MAS TERÁ A LUZ DA VIDA. JOÃO 8:12

BLOG ALEXANDREPFILH JESUS A NOSSA PAZ NOTÍCIAS MAIS LIDA DO DIA

Resultado de imagem para windjetes com versículos da bíblia

Postagem em destaque

MENSAGEM ABENÇOADA PARA SUA VIDA ESPECIAL DIA DAS MÃES EDUCANDO OS SEUS FILHOS NA GRAÇA DO SENHOR DEUS

  OS PAIS IDOSOS ''HONRA  A  TEU PAI  E  A TUA MÃE.'' ---- A OBRIGAÇÃO QUE REPOUSA SOBRE OS FILHOS DE HONRAR AOS PAIS PERDUR...

Resultado de imagem para foto da bandeira do brasil

Resultado de imagem para foto da bandeira de israel
''MAS BENDITO É O HOMEM CUJA CONFIANÇA NELE ESTÁ. ELE SERÁ COMO UMA ÁRVORE PLANTADA JUNTO ÀS ÁGUAS E QUE ESTENDE AS SUAS RAÍZES PARA O RIBEIRO. ELA NÃO TEMERÁ QUANDO CHEGAR O CALOR, PORQUE AS SUAS FOLHAS ESTÃO SEMPRE VERDES; NÃO FICARÁ ANSIOSA NO ANO DA SECA NEM DEIXARÁ DAR FRUTO.'' JEREMIAS 17:7,8

SÓ O SENHOR JESUS SALVA

CURA, LIBERTA E TRANSFORMA VIDAS

JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

sábado, 23 de março de 2019

SERIE: OBEDECENDO A JESUS. ESTUDO Nº 2: O VERBO SE FEZ CARNE


Por Markus DaSilva, Th.D.
Temos muito o que aprender sobre Deus. Na realidade, provavelmente nem a eternidade nos dará tempo o suficiente para sequer começarmos a conhecer o nosso amado Criador. Lembremos também que nenhum ser criado aprende qualquer coisa sobre Deus por si mesmo, pois a criatura apenas consegue ver aquilo que o Criador lhe queira revelar. O fato é que até a intenção de querer conhecer a Deus, provém do próprio Deus: "Tornei-me acessível aos que não perguntavam por mim; fui achado por aqueles que não me buscavam" (Is 65:1). Ou seja, se o Senhor quiser se revelar a alguém Ele também terá que despertar neste alguém o desejo de querer conhecê-lo, conforme nos escreveu também o nosso irmão Paulo: “porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Fp 2:13).
.
"Quando o evangelho de Cristo é apresentado de uma forma complicada e o ouvinte não sabe ao certo o que ele deve fazer para se salvar, então sabemos que este é um outro evangelho, e não o de Cristo."
.
Parte do plano de Deus para separar e salvar um pequeno povo entre os bilhões de seres humanos rebeldes que caminhavam, e continuam caminhando, rumo à morte eterna, consiste em que lhes fossem revelados como esta salvação ocorreria: "e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?" (Ro 10:14). A primeira etapa desta revelação se passou há muitos séculos, quando foi anunciado através dos profetas que o Senhor nos enviaria um Salvador: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (Is 9:6). Jesus, o Messias, a segunda Pessoa da Trindade, de fato veio tal qual profetizado em vários lugares nas Escrituras. O apóstolo João nos descreveu a vinda de Jesus com uma beleza literária característica do seu estilo: “E o Verbo (ou Palavra - Logos) se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai” (João 1:14).
Em síntese, a primeira etapa da revelação de Deus consistiu em informar à raça humana, sob o domínio do pecado, que seria dado a cada um a oportunidade de evitar o julgamento para a condenação que lhe aguardava (Dn 12:2); libertar-se da escravidão do mal, e levado a uma restauração permanente com Ele através de um Salvador que lhe seria enviado do céu [Hb. מָשִׁיחַ (māšîaḥ) - Gr. μεσσίας (Messías) Trd. Ungido ou Salvador ou Ungido para atuar como um Salvador]. Isso foi o que Jesus quis dizer quando nos disse: "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" (João 3:17). E em outro lugar, foi ainda mais claro quanto nos disse: "Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida" (João 5:24).
A segunda etapa da revelação de Deus a respeito da nossa salvação foi feita através do próprio Jesus. Isto nos foi colocado de uma forma bem clara pelo autor de Hebreus: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho” (Heb 1:1-2). Este "antigamente" se refere, obviamente, ao Antigo Testamento. Este foi um período da nossa história em que o evangelho de Jesus era compreendido apenas superficialmente, através de tipos, uma vez que o "Ungido do Senhor" ainda não seria enviado por cerca de 400 anos após a morte de Malaquias, o último profeta bíblico. Quando em teologia se fala de "tipo e antítipo" o que se quer dizer é que até que ocorra aquilo que se espera ocorrer, neste caso a chegada do Messias (o antítipo), o entendimento é através de linguagem figurativas, sinais, símbolos, rituais e cerimônias. O mais obvio exemplo nas Escrituras eram os sacrifícios cerimoniais no qual o sangue de um inocente animal era requerido para a purificação dos pecados. Foi por isto que, ao ver Jesus se aproximando, João exclamou: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (João 1:29).
Se "nestes últimos dias a nós falou pelo Filho" (Heb 1:2), Jesus então supriu os dois pontos cruciais da nossa salvação: Ele foi o sacrifício pelos nossos pecados e o portador das instruções de Deus sobre como o seu sacrifício messiânico seria aplicado a todo aquele que Nele crer. Verdadeiramente então, o Verbo, ou Palavra [Gr. λόγος (logos)] assumiu a forma humana para nos comunicar os desejos do Pai: “Porque eu não falei por mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, esse me deu ordem [Gr. ἐντολή (Pron. Mod. endoli) Trd.  ordem, comando, regra, mandamento] quanto ao que dizer e como falar. E sei que a sua ordem [endoli] é vida eterna. Aquilo, pois, que eu falo, falo-o exatamente como o Pai me ordenou” (João 12:49-50). Para que fique bem claro o peso destas palavras de Jesus, eis outros usos da mesma palavra [endoli] no original:
  • Lc 15:29: Ele, porém, respondeu ao pai: Eis que há tantos anos te sirvo, e jamais transgredi uma ordem [endoli] tua; contudo nunca me deste um cabrito para eu me regozijar com os meus amigos.
  • At 17:15: E os que acompanhavam a Paulo levaram-no até Atenas e, tendo recebido ordem [endoli] para Silas e Timóteo a fim de que estes fossem ter com ele o mais depressa possível, partiram.
  • Heb 7:5: E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem [endoli], segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que estes também tenham saído dos lombos de Abraão.
  • João 11:57: Ora, os principais sacerdotes e os fariseus tinham dado ordem [endoli] para, se alguém soubesse onde ele estava, denunciá-lo, a fim de o prenderem.
A raça humana interrompeu o perfeito relacionamento com o Criador através da desobediência de um homem. Apesar de cada um de nós, individualmente, não ter cometido o primeiro pecado no Éden, o fato é que todos nós herdamos e seguimos na mesma desobediência de Adão, levando sobre nós o mesmo espírito de rebeldia, e continuamente recusando a obedecer aos mandamentos de Deus. Da mesma forma, podemos restaurar o nosso relacionamento com Deus, nos submetendo ao Espírito de obediência de um homem, o último Adão, Jesus Cristo (1Co 15:45), que nos demonstrou no seu próprio corpo a perfeita obediência, obediência até a morte na cruz. A graça e o amor do Pai se estende a todo aquele que guarda as palavras de obediência do Filho: “Aquele que tem os meus mandamentos [endoli] e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele” (João 14:21).
O Cristão não precisa passar os seus dias aqui na terra, perdido, confuso, sem saber ao certo o que Deus quer dele. A vinda de Jesus, o seu Filho unigênito, foi a mais clara das suas instruções. Em Jesus se encontra tudo aquilo que precisamos saber sobre o nosso relacionamento com o Pai, pois na própria voz de Deus ouvimos: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado; escutai-o” (Mt 17:5). Ou seja, tudo o que precisamos fazer é escutar e obedecer às palavras de Jesus, pois assim o fazendo estaremos obedecendo ao Pai.
Notemos que o Pai não nos deu ordem para ouvirmos a nenhum outro ser. Apenas Jesus possui a autoridade do Pai para nos dar a palavra da salvação. Nenhum homem, nenhuma mulher, nenhum apóstolo, nenhum anjo, absolutamente ninguém, possui a ordem de Deus para nos trazer a mensagem de salvação, apenas Jesus. O que podemos e devemos fazer é levar a Sua mensagem a todos os perdidos (Mc 16:15), mas sempre sendo fiel à tudo aquilo que nos foi dito por Cristo, sem jamais adulterar, diluir, adicionar ou retirar sequer uma letra da sua preciosa palavra de vida eterna: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras [Gr. λόγος (logos) Trd. palavra] jamais passarão” (Mt 24:35); “Toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que vos foi anunciada” (1Pe 1:24-25).
As palavras de Jesus que levam à salvação são palavras bem simples, de fácil entendimento. Isto não foi algo acidental, mas sim intencional. Deus intencionalmente apresentou o evangelho da salvação aos mais simples dos seres humanos e em um período da história da civilização humana também simples, para que assim ninguém possa usar o argumento de que não aceitou o plano de Deus porque era muito complicado e que não conseguiu saber ao certo o que Deus quis dele. Isso foi o que Jesus quis dizer com as palavras: “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado” (Mt 11:25-26).
Quando o evangelho de Cristo é apresentado de uma forma complicada e o ouvinte não sabe ao certo o que ele deve fazer para se salvar, então sabemos que este é um outro evangelho, e não o de Cristo. Quando alguém apresenta um evangelho em que as palavras de Cristo são canceladas, então sabemos que este alguém é um anticristo. Quando um líder argumenta que em algum lugar nas Escrituras ensina que as palavras de Cristo perderam o seu valor, este líder é um anticristo. Quando alguém conclui que não é necessário obedecer a Cristo para obter a salvação, este alguém foi enganado pelo Maligno e segue rumo à morte eterna. Todo aquele que não reconhece a Cristo como o “Verbo”, ou seja, a única Palavra vinda de Deus, e ensina aos outros que existe uma outra verdade que não veio dos lábios de Cristo, é um anticristo: “Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora” (1Jo 2:18).
Queridos, o Verbo se fez carne. Esta é a nossa grande alegria. É no Verbo que o poder do Criador se manifesta para as suas criaturas, e é por isto que todo o ato da criação no livro de Gênesis se iniciou com a ordem verbal de Deus: "Haja luz!"; "Haja um firmamento no meio das águas!"... e assim sucessivamente. E é também por isto que João nos disse que "Ele [o Verbo] estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez" (João 1:2-3). Jesus, o Verbo que se fez carne, trouxe com Ele, mais uma vez, as palavras poderosas de Deus. Se em Gênesis o Verbo criou, no evangelho, o Verbo recriou. Ou seja, teremos que ouvir e obedecer cuidadosamente a todas as palavras de Jesus se queremos ser recriados à imagem e semelhança de Deus (Gn 1:26), pois o poder para ser recriado se encontra apenas, unicamente, tão somente em todas as palavras que procedem da boca do Verbo, o único mensageiro direto de Deus: “Aquilo, pois, que eu falo, falo-o exatamente como o Pai me ordenou” (João 12:50). Espero te ver no céu.
Para obter a versão mais recente deste estudo, com possíveis revisões, correções ou material adicional, favor acessá-lo na web: Ler Estudo na Web .

Nenhum comentário:

Postar um comentário