Uma luta que é de todos
Missão Restaurando Vidas e a luta contra a exploração sexual de vulneráveis
O Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, comemorado em 23 de setembro, é uma data de extrema importância para aumentar a conscientização sobre esses graves problemas sociais e humanitários que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Essa data foi designada para enfatizar a urgência de combater essas formas de violência e promover a proteção dos direitos humanos, especialmente de mulheres e crianças vulneráveis.
A Associação Missão Restaurando Vidas, projeto apoiado pela Avec desde 2010, luta contra esse mal na Paraíba e são muitos os desafios. Segundo o relato de Maricélia Ferreira, responsável pela AMRV, o que mais a deixa assombrada são as questões sociais, as violações de direito, a ausência do estado nas políticas públicas de proteção à criança e ao adolescente, e nas garantias de direito desses menores.
Para combater a exploração sexual, Maricélia percorre cidades levando conhecimento a fim de que profissionais possam reconhecer uma pessoa que sofre abuso e saibam quais são os procedimentos corretos para proteger a vítima e denunciar.
Aqui estão algumas razões fundamentais para a importância desse dia:
1. Conscientização e informação: A data chama a atenção da sociedade para a realidade da exploração sexual e do tráfico de mulheres e crianças. Muitas pessoas podem não estar cientes da extensão desses problemas ou da gravidade das condições enfrentadas pelas vítimas.
2. Combate ao tráfico humano: O tráfico de seres humanos é uma das formas mais cruéis de exploração, no qual pessoas são compradas, vendidas e transportadas como mercadorias. As vítimas são exploradas sexualmente, submetidas ao trabalho forçado e a outras formas de violência. O Dia Internacional é uma oportunidade para enfatizar a necessidade de prevenir e combater o tráfico humano em todas as suas formas.
3. Apoio às vítimas: Mostra que elas não estão sozinhas e que existem esforços globais para apoiá-las e protegê-las.
4. Responsabilização dos culpados: Ao destacar a questão, as autoridades são instadas a intensificar seus esforços para identificar, investigar e processar os responsáveis por esses crimes hediondos. O combate à impunidade é fundamental para dissuadir os perpetradores e proteger potenciais vítimas.
5. Prevenção e proteção: Promove iniciativas de prevenção, educação e proteção das populações vulneráveis, especialmente mulheres e crianças em situação de risco.
Graças aos Parceiros Ministeriais, a Associação Vitória em Cristo pode contribuir com essa luta. Cada doação é um combustível para promover ações contra atos covardes e desumanos cujos alvos são os vulneráveis da nossa sociedade. Clique aqui para apoiar essa luta com a sua doação.
Denuncie:
100 – Denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes
190 – Polícia Militar
180 – Central de Atendimento à Mulher
Fonte: Avec
Nenhum comentário:
Postar um comentário