https://alexandrepfiho.blogspot.com/2023/10/blog-

https://alexandrepfiho.blogspot.com/2023/10/blog-
LEIA A BÍBLIA

HORA EM JERUSALÉM

Powered by DaysPedia.com
Horário Atual em Jerusalém
063654pm
seg, 20 de Abril

REVOLVERMAPS

Total de visualizações de página

VERSÍCULOS DA BÍBLIA SAGRADA

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, 1 Timóteo 2:5 Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. Provérbios 3:13-15

FALANDO NOVAMENTE AO POVO, JESUS DISSE: ''EU SOU A LUZ DO MUNDO. QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM

FALANDO NOVAMENTE AO POVO, JESUS DISSE: ''EU SOU A LUZ DO MUNDO. QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM TREVAS, MAS TERÁ A LUZ DA VIDA. JOÃO 8:12

BLOG ALEXANDREPFILH JESUS A NOSSA PAZ NOTÍCIAS MAIS LIDA DO DIA

Resultado de imagem para windjetes com versículos da bíblia

Postagem em destaque

MENSAGEM ABENÇOADA PARA SUA VIDA ESPECIAL DIA DAS MÃES EDUCANDO OS SEUS FILHOS NA GRAÇA DO SENHOR DEUS

  OS PAIS IDOSOS ''HONRA  A  TEU PAI  E  A TUA MÃE.'' ---- A OBRIGAÇÃO QUE REPOUSA SOBRE OS FILHOS DE HONRAR AOS PAIS PERDUR...

Resultado de imagem para foto da bandeira do brasil

Resultado de imagem para foto da bandeira de israel
''MAS BENDITO É O HOMEM CUJA CONFIANÇA NELE ESTÁ. ELE SERÁ COMO UMA ÁRVORE PLANTADA JUNTO ÀS ÁGUAS E QUE ESTENDE AS SUAS RAÍZES PARA O RIBEIRO. ELA NÃO TEMERÁ QUANDO CHEGAR O CALOR, PORQUE AS SUAS FOLHAS ESTÃO SEMPRE VERDES; NÃO FICARÁ ANSIOSA NO ANO DA SECA NEM DEIXARÁ DAR FRUTO.'' JEREMIAS 17:7,8

SÓ O SENHOR JESUS SALVA

CURA, LIBERTA E TRANSFORMA VIDAS

JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

 

Sendo um homem de fé

Lemos que D-us disse que Abraão foi considerado justo por causa de sua fé e fidelidade ao mandamento de D-us.

fonte: Guiame, Mário Moreno

Atualizado: Segunda-feira, 18 Janeiro de 2021 as 12:36

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

Na literatura midrashica, os rabinos ensinam sobre o significado central do reinado de D-us. O Reino dos Céus significa o poder redentor de D-us. Seu governo sobre nossas vidas abrange a autoridade da Torah. Quando o povo de Israel chegou ao Sinai e recebeu os Dez Mandamentos, eles já haviam experimentado a libertação divina de D-us e Sua proteção. Pegue por exemplo o que os rabinos dizem de acordo com o Mekilta de-Rabbi Yishmael 20:2.

Mekhilta de Rabbi Yishmael 20:2

(Yithro 20:2) “Eu sou o Senhor, seu D’us”: Por que os Dez Mandamentos não foram declarados no início da Torah? Uma analogia: Um homem entra em uma província e diz (aos habitantes): Eu dominarei sobre vocês. Eles respondem: Você fez algo por nós para governar sobre nós? Em seguida, ele constrói o muro (da cidade) para eles, fornece água para eles, guerreia por eles e então diz: Eu governarei sobre vocês – ao que eles respondem: Sim! Sim! Assim, o Senhor tirou Israel do Egito, dividiu o mar para eles, trouxe o maná para eles, ergueu o poço para eles, trouxe codornizes para eles, travou guerra com Amaleque por eles, e então disse-lhes: Eu vou governar sobre você – ao que eles responderam: Sim! Sim! Rebbi diz: (O impulso de “seu [singular] D’us”) é para nos informar sobre a eminência de Israel, que quando todos eles estavam no Monte Sinai para receber a Torah, eles eram todos de um só coração, para receber o reino de Céu com alegria. E, o que é mais, todos eles representaram segurança uns para os outros (para a observância das mitzvoth.) E não apenas sobre o que foi revelado sozinho, o Santo Abençoado seja Ele apareceu a eles (em Arvoth Moav, viz. Dt 29:9 ) para forjar uma aliança com eles, mas mesmo sobre o que estava oculto, como está escrito (Dt 29:28) “O que está oculto (é conhecido) pelo Senhor nosso D-us, e o que é revelado é para nós e para nossos filhos para sempre ”- isto, por meio de dizer: Sobre o que é revelado, entraremos em uma aliança com você, mas não sobre o que está oculto, para que ninguém peca em segredo e a congregação seja limitada por isso.

O que encontramos aqui é uma comunidade de pessoas que buscam fazer a vontade de D-us, recebendo o reino dos céus com alegria aos pés da montanha do Sinai. A misericórdia de D-us os atraiu à Sua presença e local de adoração e permitiu que eles entrassem em um relacionamento de aliança pela fé. Os ensinos da Brit Hadasha (Novo Testamento) sobre a natureza de D-us estão firmemente enraizados nas Escrituras Hebraicas e pelo que encontramos aqui no pensamento rabínico paralelo. A formação judaica do cristianismo primitivo nos fornece uma rica percepção do significado de D-us ser Um na fé e na prática (a aplicação da Palavra de D-us). É assim que Abraão viveu sua vida. Ele ensinou outros sobre D-us no céu e acrescentou a seu número aqueles que acreditariam no D-us Único e verdadeiro. Lemos que D-us disse que Abraão foi considerado justo por causa de sua fé e fidelidade ao mandamento de D-us em sua disposição de ensinar outros (ou seja, seus filhos) e falar da misericórdia de D-us para aqueles ao seu redor. (Gênesis 15:6: “E Abrão creu no IHVH, e o IHVH o considerou justo por causa de sua fé”.)

No início de Parashat Lech Lecha, o Senhor D-us que é Um, chama Abrão para ir para uma nova terra e Ele prometeu a Abrão que ele se tornaria uma grande nação, e muitos filhos nasceriam para ele. Essas promessas começam com os versos de abertura da Porção da Torah em Gênesis 12:1-8:

“E o IHVH disse a Abrão: ‘Sai da tua terra, e dos teus parentes, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei; e farei de ti uma grande nação, E te abençoarei, E engrandecerei o teu nome; E assim você será uma bênção; e abençoarei aqueles que te abençoarem, e eu amaldiçoarei aquele que te amaldiçoar. E em você todas as famílias da terra serão abençoadas. Então Abrão saiu como o IHVH havia falado com ele; e Ló foi com ele. Agora, Abrão tinha setenta e cinco anos quando partiu de Harã. Abrão tomou Sarai, sua mulher e Ló, seu sobrinho, e todos os seus bens que haviam acumulado, e as pessoas que eles adquiriram em Harã, e partiram para a terra de Canaã; assim, eles vieram para a terra de Canaã. Abrão passou pela terra até o lugar de Siquém, até o carvalho de Moré. Agora o cananeu estava então na terra. O IHVH apareceu a Abrão e disse: ‘Aos teus descendentes darei esta terra.’ Então, ele construiu um altar ali ao Senhor que havia aparecido a ele. Então ele passou dali para a montanha a leste de Betel, e armou a sua tenda, com Betel a oeste e Ai a leste; e ali ele construiu um altar ao Senhor e invocou o nome do Senhor. Abrão continuou sua jornada em direção ao Negev”.

Quando o Senhor D-us Todo-Poderoso começou a trabalhar com Abrão, D-us deu a ele um comando e uma promessa incrível. O comando era “Sai do teu país, da tua família e da casa do teu pai, para a terra que te mostrarei” (Gn 12:1). O Eterno explicou que sua obediência faria com que o Senhor o tornasse uma grande nação, abençoasse seu nome entre as nações e amaldiçoasse aqueles que te amaldiçoam e abençoam aqueles que te abençoam, e que todas as famílias da terra sejam abençoadas (Gênesis 12:2-3). Essa promessa de D-us tinha vários componentes, incluindo a promessa de muitos descendentes, fama, proteção divina e, por meio de seus descendentes, ele seria uma bênção para todas as pessoas. Os filhos e netos de Abrão também colheriam os mesmos benefícios e herança (ver Hb 11:9). Essa bênção de múltiplos componentes nos faz referir-nos às bênçãos como promessas. É assim que Paulo entendia essas coisas de acordo com Gálatas dizendo: “Ora, a Abraão e à sua descendência foram feitas as promessas” (Gl 3:16). Essas coisas descrevem como as pessoas de todas as nações serão abençoadas e podem receber a salvação (At 4:10-12, Gl 3:16) pela vinda do Messias.

Os Rabinos continuam a dizer o seguinte sobre os versos iniciais da porção da Torah e Abrão sendo uma bênção para as nações.

Chizkuni, Gênesis 12:2:

והיה ברכה, “como resultado, você se tornará uma fonte de bênção”. Encontramos um paralelo com essa expressão em Isaías 19.24: ביום ההוא אשים את ישראל ברכה בקרב הארץ, “naquele dia levantarei Israel como uma bênção no meio da terra”.

De acordo com Chizkuni, a bênção de Abraão está conectada a Israel sendo uma bênção no meio da terra, referindo-se a Isaías 19:24. Parte do plano de D-us para nossas vidas é vivermos para a glória de D-us. As promessas que D-us deu a Abrão era que Ele iria abençoá-lo e, por meio dele, todo o mundo. Paulo escreveu dizendo: “E sabemos que D-us faz com que todas as coisas contribuam juntamente para o bem daqueles que amam a D-us, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8:28). A bênção final tem o propósito de manifestar a glória de D-us em nossas vidas.

Rambam afirma o seguinte:

E você será uma bênção: você será uma bênção porque eles serão abençoados através de você, dizendo: “D-us deveria fazer você como Avraham”. E Ele também acrescentou que todas as famílias da terra seriam abençoadas por meio dele, e não apenas o povo de sua terra. Ou “e eles se abençoarão por ti” [significa] que seriam abençoados por sua conta. E eis que esta seção não elucidou todo o assunto. Qual é a razão de o Santo, bendito seja Ele, dizer a ele: “Deixe sua terra e eu farei o bem para você, como nunca houve [antes]”, sem prefigurar que Avraham era um servo de D-us ou perfeitamente justo – ou que Ele diga uma razão para deixar a terra, de forma que haveria em sua ida para outra terra, uma aproximação de D-us. E o costume das Escrituras é dizer: “Ande na minha frente e ouça a Minha voz e Eu farei o bem para você”, como aconteceu com David e Shlomo; e como o assunto em toda a Torah: “Se você andar nos meus estatutos” (Lv 26:3); “E será que, se ouvirdes verdadeiramente a voz do IHVH vosso Elohim” (Dt 28:1); e com Yitzchak, afirmou, “por conta de Avraham, meu servo” (Gn 26:24). Mas prometer [bênção] por ele ter saído da terra não é motivo. Em vez disso, a razão é porque o povo de Ur Kasdim fez coisas ruins com ele devido à sua fé no Santo, bendito seja Ele; e [então] ele fugiu para a terra de Canaã, mas demorou em Charan – [tal] que Ele lhe disse para deixar [Charan] também, e para fazer o que ele pensava [fazer] a princípio. Isso é para que ele o sirva e chame o povo ao nome de D-us na terra escolhida. E lá seu nome cresceria e todas as nações seriam abençoadas – não como o que fizeram com ele em Ur Kadim, onde o desprezariam e amaldiçoariam, e o colocariam em uma cova ou em uma fornalha ardente. E [então] Ele disse-lhe que abençoaria aqueles que o abençoassem; e se um indivíduo o amaldiçoasse, [o último] seria amaldiçoado. E esta é a razão desta seção, mas a Torah não quer escrever extensamente sobre as opiniões dos idólatras e explicar a questão que havia entre ele e os caldeus a respeito da fé; assim como foi breve sobre a questão da geração de Enos e sua justificativa para a idolatria que desenvolveram.

Rambam comenta que o Senhor D-us ordenou a Abrão que deixasse seu país e o abençoasse sem primeiro exigir que ele fosse um servo de D-us ou perfeitamente justo. O comentário responde dizendo: “E o costume da Escritura é dizer: “Ande na minha frente e ouça a Minha voz e Eu farei o bem para você”, como com David e Shlomo; e como o assunto em toda a Torah: “Se você andar nos meus estatutos” (Lv 26:3); “Se realmente quiseres ouvir a voz do IHVH teu Elohim” (Dt 28:1); e com Yitzchak, afirmou, “por conta de Avraham, meu servo” (Gn 26:24). “A ideia que está sendo apresentada aqui é quando andamos na presença de D-us (andando diante dEle) andando pelos Seus mandamentos, estamos caminhando pela Sua luz e é impossível não ver os perigos em nossas vidas. Ao determinar que nossos corações andem nos caminhos de D-us, é impossível não ver nossos próprios erros. Por exemplo, é impossível andar com D-us e também ser mentiroso, pecador, corrupto, adúltero, malicioso, intrigante, praticando lashon hará (fofoca), etc. Ter o Espírito de D-us habitando em nosso meio (em nossos corações) isso é impossível andar com Ele e praticar a injustiça. (leia I Jo 3). Em Bereshit / Gênesis 17, o Senhor D-us disse a Abrão “Eu sou o D-us Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito”. Neste ponto, o comando veio apenas para Abrão. Mais tarde, lemos que Moshe deu essa ordem a todo o povo de Israel. Ieshua o Messias então trouxe esta ordem para todo o mundo, para aqueles que cressem Nele e obedecessem ao Evangelho. Mais uma vez, é assim que Paulo entendeu o Evangelho e porque escreveu o que fez em Romanos: “Agora, para aquele que é capaz de vos estabelecer de acordo com o meu evangelho, a mensagem que proclamo sobre Ieshua o Ungido, de acordo com a revelação de o mistério escondido por muito tempo atrás, mas agora revelado e dado a conhecer através dos escritos proféticos pelo comando do D-us eterno, para que todos os gentios possam vir à obediência que vem da fé para o único sábio D-us seja a glória para sempre por Ieshua o Ungido! Amém” Rm 16.25-27.  Paulo fala dos gentios vindo à obediência que vem da fé. Isso é o que Ieshua nos ensinou sobre a Torah, e isso é o que Abraão fez tendo uma vida consistente com o que ele cria. Abrão teve fé, e tendo fé, ele respondeu ao chamado de D-us em sua vida para ir e fazer o que D-us queria que ele fizesse.

Um líder judeu que viveu não muito depois de Ieshua, seu nome era Joshua ben Korach, ele fez a pergunta: “Por que a primeira seção, ‘Ouve, ó Israel, o Senhor nosso D-us, o Senhor é Um’ (Dt 6:4) Preceda a segunda seção, ‘E se obedeceres aos meus mandamentos que hoje te ordeno que ames o IHVH teu Elohim…’ Dt 11:13)?” A questão é perguntar por que as Escrituras são organizadas da maneira que estão, no sentido de que formam uma oração litúrgica que é recitada duas vezes ao dia. Joshua ben Korach respondeu dizendo que a razão é para “o reino dos céus“. Esta resposta está relacionada à resposta de um homem, que primeiro ele deve tomar sobre si o reino dos céus, e depois ele deve assumir o jugo dos mandamentos. Isso ilustra o que D-us fez, Ele estendeu a mão a todos os povos por meio de Seus poderosos atos de salvação e providenciou um modo de vida para os súditos de Seu reino. Este é o ponto do Senhor D-us chamar Abrão do meio de sua família, seu pai sendo um que fabricou ídolos, chamando Abrão para ir embora e ir para outra terra, outro lugar, outro modo de vida. (Observe o motivo de fé e arrependimento aqui.) O reino de D-us na vida de uma pessoa é realizado quando o poder de D-us se manifesta em alguém estar disposto a obedecer à Sua palavra. Obediência ao modo de vida de D-us é a resposta do Senhor Todo-Poderoso que vive em nós. A aceitação do reino dos céus significa reconhecer que D-us é Um, Ele é único e que devemos dar testemunho de que não existem outros deuses. Este é o poder do reinado de D-us, conforme ilustrado no exemplo do Mekilta de Rabbi Yishmael 20:2. O Senhor D-us Todo-Poderoso fez todas essas coisas, até mesmo enviando Seu Filho Ieshua para morrer por nossos pecados, fornecendo uma maneira de nos aproximarmos Dele e entrar em Seu reino.

Receber o reino dos céus significa reconhecer a presença de D-us em todos os aspectos da existência humana e trabalhar ao lado de D-us em Seu esforço para ajudar as pessoas necessitadas. Os líderes espirituais do antigo Judaísmo procuraram obedecer à vontade de D-us ao reconhecerem Seu senhorio divino em todos os aspectos de suas vidas diárias. De maneira semelhante, Ieshua, o Messias, focou no reino de D-us e no reinado como um estilo de vida. É por isso que Ieshua se referia a Abraão com tanta frequência em seus ensinamentos. (ver João 8) Nos Escritos Apostólicos, lemos sobre Paulo que ensinou o reino de D-us e o Senhor Ieshua o Ungido de forma aberta e sem obstáculos. (At 28:31) Olhando para o que e como Paulo ensinou em suas epístolas, podemos ver como ele instruiu a todos sobre o reino dos céus, como devemos aceitar o Senhor em nossas vidas e sobre o poder de D-us que se encontra no sofrimento pelo Senhor enquanto mantemos nossa fé no plano de redenção de Ieshua D-us. Paulo defendeu o padrão moral e ético nas comunidades que estabeleceu. Sua ética baseava-se em seu treinamento como fariseu e em seu amor pela Torah. É assim que a Torah e a mensagem do Evangelho estão conectadas, sendo encontradas na necessidade de cada pessoa experimentar o poder de D-us, conforme demonstrado na soberania divina sobre nossas vidas. (ou seja, temos um desejo dado por D-us de que a Palavra de D-us governe nossas vidas.) O reino dos céus está aqui em plena força, assim como D-us e Seu poder estavam presentes e com força total no meio do povo na Torah. À medida que as pessoas buscam entrar no reino dos céus pela fé em Seu Messias, elas buscam Seu reinado sobre suas vidas, para obedecer a Sua vontade e pelo mover e poder de D-us para vencer o pecado. Todas essas coisas estão associadas ao conceito da soberania de D-us sobre nossas vidas, e isso vem ao tomarmos a decisão consciente de pedir a Ele em nossos corações para ser o Senhor de nossas vidas. A entrada em Seu reino vem por meio do Messias, para acreditar Nele e no que Ele fez por nós, e para andar em Seus caminhos, assim como Ele andou nos caminhos da Torah de D-us e todos aqueles que foram antes dele. Essas são as coisas que aprendemos ao ler na história e na vida de Abrão, o homem de fé.

Tradução: Mário Moreno.

Por Rav. Mário Moreno, fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.


Leia o artigo anterior: Sua imagem divina

Fonte: Guiame Gospel  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário