Por: DA REDAÇÃO
A Justiça da cidade de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá) expediu 14 mandados de prisão e sete de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas, homicídios, roubos e receptação no município, sede da 7ª Região Integrada de Segurança Pública. As ações iniciaram às 6 horas desta quinta-feira (1) e seguirão até domingo (4).
O delegado Adil Pinheiro, um dos coordenadores da operação, disse que os trabalhos de investigação começaram há 30 dias e contaram com ajuda de informações da inteligência da Polícia Militar.
“A operação continua e os mandados serão cumpridos até o fim da operação. Os que não foram encontrados já são considerados foragidos e as Polícias Civil e Militar estão empenhadas em localizá-los. Fizemos levantamento de possíveis locais de tráfico de drogas com apoio da PM, que nos repassou as informações e colaborou com as representações que fizemos junto à Justiça”, detalhou Pinheiro.
DADOS DA VIOLÊNCIA
Os resultados das ações integradas e também da repressão e ostensividade feita pela PM, além das investigações da Polícia Judiciária Civil, resultaram na redução dos índices de criminalidade na região de Tangará da Serra.
De acordo com os dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), houve redução de 28% nos homicídios dolosos na região, sendo 23 casos neste primeiro semestre contra 32, no ano passado. Somente na cidade de Tangará da Serra foram 5 casos registrados de janeiro a 30 de junho.
O comandante regional de Tangará da Serra, coronel PM Heverton Mourett, celebrou os dados de redução, mas considerou que o maior desafio será diminuir os índices de furtos na regional, que teve 2% a mais do que no mesmo período do ano passado.
“Não foi à toa que desenvolvemos essa operação, pois quando fazemos o enfrentamento ao tráfico de drogas, isso repercute em outros crimes associados, como roubos, furtos e o homicídio. Entre as ações que vamos desenvolver, está encontrar esse público consumidor e revendedor de drogas”, pontuou.
AÇÕES INTEGRADAS
De acordo com secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel PM Victor Paulo Fortes, neste semestre foram realizadas 42 operações integradas em Mato Grosso, que resultaram em quase 400 pessoas presas, 132 veículos recuperados e 68 armas não registradas apreendidas.
“Alcançamos mais de 100 municípios e observamos que os resultados são positivos em dois aspectos: primeiro, é a união e o esforço de todas as instituições no combate à criminalidade, outro aspecto é que com o acompanhamento semanal dos indicativos, conseguimos manter queda nos índices de criminalidade mês a mês”, explicou.
A Operação Manaki Avem II conta também com apoio do Corpo de Bombeiros, Cioaper e as equipes de fiscalização da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra.
Alexandrepfilho Via Híper Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário