Com Machadão lotado, Alvirrubro desbancou Vitória de Sérgio e Petkovic em título
histórico. Biro-Biro, Paulinho Kobayashi e Carioca fizeram os gols rubros na final
Por Redação do ge — Natal
Há 25 anos, o Nordeste se pintava de vermelho e branco.
No dia 4 de junho de 1998, o América-RN bateu o estrelado Vitória por 3 a 1 para ficar com o título da Copa do Nordeste - o único até hoje na história do clube e do futebol do Rio Grande do Norte. Aquela partida não sai da cabeça de muitos torcedores.
À época, o Alvirrubro mesclou jovens formados no próprio clube com jogadores rodados no cenário nacional, como Moura e Paulinho Kobayashi, que entraram para a galeria de ídolos rubros. O time era treinado por Arturzinho.
América-RN campeão Copa do Nordeste — Foto: Divulgação/América FC
Relembre
O Mecão chegou à final com status de azarão. O Rubro-Negro baiano era o atual campeão do torneio e tinha jogadores como o goleiro Sérgio, ex-Palmeiras, e o meia sérvio Petkovic, que anos depois viria a ser ídolo do Flamengo. Em Salvador, o Leão conseguiu construir vantagem para o jogo da volta em Natal. Venceu por 2 a 1, com gols de Evando e Flávio; Leonardo descontou para o América.
Na volta, com o Machadão lotado - mais de 24 mil torcedores, o América precisava vencer por dois gols de diferença. Biro-Biro abriu o placar com um chute preciso no canto do goleiro Sérgio. Paulinho Kobayashi aumentou ainda mais a festa quando fez o segundo.
O jogo seguiu tenso e, após indecisão na defesa rubra, Flávio diminuiu. Mas o Alvirrubro não desanimou. Moura sofreu pênalti e o volante Carioca, então com 23 anos, assumiu a responsabilidade de cobrar e marcou o gol do título.
Comemoração do título da Copa do Nordeste no vestiário do Machadão — Foto: José Augusto "Carioca"/Arquivo Pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário