BIF 2019
publicado: 10/10/2019 21h14, última modificação: 10/10/2019 21h14
“O Brasil é uma potência alimentar, no agronegócio e também ambiental", disse a ministra Tereza CristinaTereza Cristina durante reunião no Fórum de Investimentos Brasil 2019 - Foto: Guilherme Martimon/Mapa
Aministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina participou, nesta quinta-feira (10), da terceira edição do Fórum de Investimentos Brasil 2019 (BIF, na sigla em inglês), em São Paulo (SP). O evento apresenta a investidores estrangeiros as oportunidades de negócios em setores estratégicos da economia brasileira, como infraestrutura, energia, agronegócio, tecnologia e inovação.
"Eu acho que ninguém tem dúvida do potencial que o agronegócio tem, no Brasil. É o motor da nossa economia hoje e, portanto, tem oportunidades enormes de investimento para todos aqueles que queiram vir aqui investir e exportar esses produtos, ou para um grande mercado, que é o Brasil de 210 milhões de pessoas", disse em entrevista ao Planalto. "O Brasil tem necessidade de investimentos em infraestrutura que não está diretamente ligado com a agricultura, mas está sim, o escoamento dos nossos produtos precisa de portos, precisa de ferrovias, de rodovias, de armazenamento, para armazenar esses grãos. Enfim, nós temos aqui muitas oportunidades a oferecer".
O evento foi aberto pelo presidente Jair Bolsonaro, que disse considerar Tereza Cristina uma “ministra incansável” na busca de mercados para o agronegócio no Brasil. O ministro da Economia, Paulo Guedes, fez um balanço das conquistas do governo, com as reformas em tramitação e as medidas já aprovadas no Congresso. Guedes destacou o trabalho conjunto dos ministros para destravar a economia brasileira, citando a ministra Tereza Cristina como participante desses esforços.
Brasil: potência agrícola sustentável
“O Brasil é uma potência alimentar, no agronegócio e também ambiental. A agropecuária brasileira é um sucesso. O Brasil exporta para mais de duzentos países e, todo dia, um bilhão de pessoas tem alguma coisa no seu prato que vem da nossa agropecuária”, disse a ministra, que participou de painel do FIB.
O Brasil é o terceiro maior exportador mundial de produtos agrícolas e o principal produtor e exportador de produtos importantes, como, açúcar, café, suco de laranja, soja e carnes. No Brasil, o agronegócio é responsável por 21% do Produto Interno Bruto (PIB) e 20% dos empregos no país, e segundo a ministra, a produção de grãos aumentará 27%; carne bovina, 19%; suína, 25%, e de frango crescerá 28%.
Mas, o país ainda pode crescer mais e com capacidade para se desenvolver preservando o meio ambiente. “Somos um dos poucos países do mundo com capacidade para expandir significativamente a oferta de alimentos de forma sustentável”, destacou Tereza Cristina.
O Código Florestal Brasileiro exige a preservação de, no mínimo, 20% da área de propriedades rurais privadas, chegando a 80% de restrição de uso do solo no bioma amazônico. “É um instrumento efetivo de proteção da vegetação nativa. Possuímos uma das legislações ambientais mais rígidas do mundo”, ressaltou Tereza Cristina.
FIB
Serão realizados oito painéis, quatro sessões paralelas, exposições de produtos nacionais, coletivas de imprensa e diversas reuniões durante os dois dias de evento. Entre os destaques estão debates sobre financiamento privado, reforma tributária, infraestrutura, aeroportos, energia, startups e agronegócio.
Confira aqui a agenda completa do evento.
Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário